Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Consumo de whey adulterado pode trazer alterações emocionais | Freepik
Frequentemente, órgãos de fiscalização de qualidade encontram marcas de whey protein com baixos níveis de confiabilidade ou ainda com adulterações. A Gazeta levantou pesquisas científicas para investigar quais os riscos associados ao consumo de whey protein adulterada.
Continua depois da publicidade
Um estudo feito pela Università Telematica San Raffaele Roma, e por outras três instituições italianas, apontou que o uso do produto inconforme pode trazer consequências sérias.
Os principais efeitos colaterais são sentidos em órgãos importantes do corpo humano.
De acordo com a pesquisa, os principais riscos associados ao consumo de whey protein adulterado incluem danos ao fígado e rins e alterações na microbiota intestinal.
Continua depois da publicidade
Os consumidores enganados também podem sentir aumento da incidência de acne, impactos na massa óssea e mudanças emocionais e comportamentais
Além disso, a contaminação por mercúrio em whey protein é uma preocupação, embora os níveis detectados em algumas marcas estejam abaixo do limite máximo permitido para produtos alimentícios.
No entanto, a falta de regulamentação específica sobre a contaminação por mercúrio em produtos lácteos sugere a necessidade de mais estudos para avaliar os riscos potenciais à saúde
Continua depois da publicidade
Mesmo quando o produto está conforme é preciso saber usá-lo da forma correta. Mas nos casos em que o consumidor acaba comprando o produto fora dos padrões de qualidade, por engano, é preciso conhecer os ricos que ele traz.
Em suma, o estudo “Investigando as implicações para a saúde do consumo de proteína de soro de leite”, afirma os principais prejuízos ao bem-estar são:
Um estudo da Universidade Federal Fluminense descobriu que algumas marcas de whey protein contém níveis de mercúrio que podem comprometer a saúde.
Continua depois da publicidade
A conclusão é da pesquisa “Conteúdo de mercúrio na proteína do soro de leite e risco potencial para a saúde humana”, publicada no Journal of Food Composition and Analysis.
Embora em níveis abaixo do limite máximo permitido, a descoberta é alarmante. A falta de regulamentação específica para produtos lácteos levanta preocupações sobre a exposição ao mercúrio.
É essencial que consumidores e profissionais de saúde estejam cientes desses riscos e abordem o uso de whey protein com cautela informada.
Continua depois da publicidade
Conforme sublinhado pelos pesquisadores, mais pesquisas são necessárias para entender completamente os efeitos a longo prazo e os riscos associados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade