Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A idade biológica mostra o desgaste único de cada indivíduo | Freepik
A idade cronológica é diferente da biológica. As pessoas podem ter 30 anos e aparentar ter menos. Isso explica a variabilidade na expectativa de vida das pessoas e uma maior suscetibilidade a doenças. Veja como funciona:
Continua depois da publicidade
A diferença é que a idade cronológica diz sobre o tempo que passou desde o nascimento, medido em dias, meses e anos. Em contrapartida, a biológica é a condição em que se encontram os diversos segmentos do corpo humano.
“A idade biológica fala sobre o estado funcional real dos tecidos, órgãos e sistemas do corpo em comparação com padrões de referência para uma determinada idade cronológica”, explica Poliana Souza, médica geriatria e cofundadora do canal Logidade.
Um bom exemplo são irmãos gêmeos, que apesar de compartilharem o mesmo DNA, frequentemente apresentam idades biológicas diferentes. Ou seja, o ambiente e estilo de vida moldam a sua idade.
Continua depois da publicidade
Os gêmeos vão chegar à velhice com características diferentes. As escolhas vão ditar a quantidade de desgaste nos órgãos e células.
“Se um gêmeo pratica esportes, dorme bem e se alimenta melhor do que o outro, ele provavelmente terá um corpo 'mais jovem' do que o irmão”, explica Luís Fernando Penna, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês.
São inúmeros os fatores influentes, que podem acelerar ou desacelerar o envelhecimento. No caso de encurtar o caminho para a velhice: a privação crônica de sono, exposição a poluentes ambientais, doenças crônicas não controladas e outros.
Continua depois da publicidade
“Fatores que podem acelerar o envelhecimento biológico incluem estresse crônico, tabagismo e consumo excessivo de álcool, sedentarismo, dieta rica em alimentos ultraprocessados e açúcares”, esclarece Souza.
A intervenção no estilo de vida pode modificar o envelhecimento. Atividade física regular, dieta saudável, sono adequado e de qualidade, engajamento social, e medidas de gerenciamento eficaz do estresse como meditação.
Além disso, a médica geriatra afirma que ter um propósito de vida também contribui para o desaceleramento da velhice. Estar engajado com causas que te tragam prazer faz bem para a sua saúde mental e física.
Continua depois da publicidade
É possível reverter a minha idade biológica?
Existem evidências científicas quanto à possibilidade de reverter parcialmente o envelhecimento biológico acelerado, mesmo após os 35 anos.
“Iniciar um programa de exercícios regulares pode melhorar biomarcadores de envelhecimento em poucos meses, incluindo função cardiovascular, composição corporal e marcadores inflamatórios em qualquer idade”, diz a geriatra.
Continua depois da publicidade
Porém ela alerta que, embora seja possível desacelerar alguns aspectos do envelhecimento biológico, a magnitude vai variar para cada indivíduo e sistema corporal. Além disso, alguns danos acumulados durante a vida podem ser irreversíveis.
Portanto, cuidar da sua saúde durante toda a vida reduz os aspectos do envelhecimento e isso explica a diferença entre gêmeos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade