Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Praticar exercícios todos os dias é uma das recomendações dos especialistas | Freepik
De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, revela que mais da metade dos homens adia tanto uma consulta médica que acaba chegando com doenças já em estágio avançado.Sete em cada dez homens só vão ao médico porque alguém da família insiste.
Continua depois da publicidade
Quando o assunto é coração, o risco é ainda maior. Segundo o Ministério da Saúde, a chance de um homem morrer por doenças crônicas não transmissíveis é de 40% a 50% maior que a das mulheres, segundo o portal Terra.
Para o cardiologista Carlos Eduardo Suaide, coordenador da cardiologia de laboratórios da rede Dasa, hábitos simples e check-ups regulares são decisivos na prevenção.
“Hoje é possível identificar sinais precoces com exames não invasivos, aplicar tratamentos mais modernos e até personalizar o cuidado por gênero, já que os sintomas variam entre homens e mulheres”, afirma ao portal.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, especialistas listaram quatro hábitos essenciais para uma vida longa e saudável.
Além dos marcadores tradicionais, como LDL e não-HDL, um exame vem ganhando destaque: apolipoproteína B (apoB), capaz de medir com mais precisão o risco cardiovascular.
Diferente dos testes convencionais, a apoB avalia o número de partículas que realmente entopem as artérias. Segundo estudo publicado pela Dasa Educa, ele oferece um retrato mais fiel da saúde do coração.
Continua depois da publicidade
Já existem novas terapias que reduzem o colesterol de forma significativa, especialmente em pessoas de alto risco.
O sedentarismo é um dos maiores inimigos da saúde masculina. Pesquisa da Universidade de Gotemburgo, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, mostrou que a baixa capacidade aeróbica aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e morte prematura.
Reduzir frituras, gorduras saturadas e embutidos, e priorizar frutas, legumes e fibras já traz grandes benefícios.
Continua depois da publicidade
Pesquisas mostram que muitos homens ganham peso após se tornarem pais. O estudo da Universidade de Northwestern, nos EUA, acompanhou mais de 10 mil homens e descobriu que pais que vivem com os filhos ganham, em média, 2 quilos após a paternidade.
Estresse crônico, ansiedade e noites mal dormidas afetam diretamente o coração. Homens tendem a expressar menos as emoções, o que aumenta o risco de pressão alta e inflamação no organismo, segundo o portal Terra.
Cuidar do colesterol, mexer o corpo, manter uma alimentação equilibrada e zelar pela saúde mental não é frescura, são atitudes de sobrevivência.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade