Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Como a atividade física pode te ajudar a melhorar a respiração | Freepik
Muitas pessoas estão aderindo à musculação, mas você pode não ser uma delas. Talvez a arte de levantar tanto peso não seja muito adequada para a sua vida. Por isso, a médica Cristiane Passos, em entrevista ao portal Terra, explicou os benefícios da dança.
Continua depois da publicidade
A dança, quando praticada regularmente, pode ser uma grande aliada na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, asma e bronquite.
Isso acontece porque a atividade ajuda a melhorar aspectos diretamente ligados ao bom funcionamento do sistema respiratório.
Segundo a especialista, fatores como o controle do peso corporal, a melhora da qualidade do sono e o fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração são alguns dos benefícios proporcionados pela dança.
Continua depois da publicidade
"Em casos de alergias respiratórias, diversos estudos já mostram que, conforme o paciente ganha resistência física e aumenta sua tolerância ao esforço, há uma redução significativa nos sintomas e nas crises alérgicas", explica.
Mais do que apenas recomendar, é essencial incentivar a prática de atividades físicas por meio da dança.
“A atividade física regular é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de manter a saúde em dia. Por isso, escolhemos a dança como tema da campanha deste ano, por ser uma das expressões mais completas de saúde e bem-estar”, afirma Braz Nicodemo, diretor-presidente do Hospital Paulista, ao Terra.
Continua depois da publicidade
De acordo com uma pesquisa recente do Ministério da Saúde, apenas 11% dos moradores de São Paulo praticam exercícios físicos de forma regular.
Entre os homens, o número é ainda menor: 8,16%. Já entre as mulheres, o índice sobe para 13%, revelando a necessidade de ampliar o acesso à atividade física para todos os públicos.
Estudos da Harvard Medical School também apontam que a prática regular de exercícios pode aumentar a concentração e a memória em até 30% entre adultos e idosos.
Continua depois da publicidade
“O mais importante é que cada pessoa encontre no movimento corporal uma maneira de promover o bem-estar físico e mental”, conclui Cacá Ferreira, gerente técnico da Companhia Athletica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade