Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Árvore mais plantada do Brasil possui crescimento rápido e ajuda a combater bacteria | Johnatan Misael | Unsplash
Uma árvore originária da Austrália possui valor significativo no tratamento de problemas respiratórios. Suas folhas possuem óleos essenciais, ricos em eucaliptol e com outros benefícios, como descongestionante e anti-inflamatório.
Continua depois da publicidade
Esse vegetal é um remédio natural para a sinusite. A inalação a vapor com gotas de óleo essencial é uma das formas mais eficazes para aproveitar suas características terapêuticas.
A sinusite é caracterizada pela inflamação nos seios da face. O eucalipto possui o eucaliptol (ou 1,8-cineol), substância que ajuda a modular a resposta inflamatória do corpo, o que reduz o inchaço e a irritação nas vias respiratórias.
Além disso, esse principal componente atua diretamente contra a mucosa respiratória. Sua ação dilata os brônquios e afina o muco dos seios da face. Esse movimento alivia a pressão e a dor da sinusite.
Continua depois da publicidade
Por isso, uma inalação a vapor é uma das melhores formas de combater as bactérias que causam a inflamação. O eucalipto também possui ação analgésica, que alivia a dor de cabeça e a pressão facial.
Essas informações são confirmadas pelo livro Essential Oils in Food Preservation, Flavor and Safety, de Victor R Preedy. A publicação reúne evidências sobre as propriedades antimicrobianas dos óleos essenciais.
O eucaliptol é conhecido pela sua forte ação antimicrobiana. Dessa forma, o composto consegue impedir o crescimento de bactérias e vírus no trato respiratório.
Continua depois da publicidade
A inalação de vapor com eucalipto pode aliviar temporariamente a congestão associada à sinusite. Mas não substitui avaliação médica e traz risco real de queimaduras — faça com cautela e, se possível, sob orientação profissional.
Embora estudos indiquem melhora de sintomas com exposição a compostos do eucalipto, a eficácia varia segundo a preparação e a dose. Tratamentos médicos devem ser procurados quando os sintomas são intensos ou persistentes.
Além disso, pessoas com asma, alergias respiratórias, gestantes ou que usem medicação contínua devem consultar médico antes de usar óleos essenciais. Em caso de irritação, tosse persistente ou piora dos sintomas, interrompa a inalação e procure atendimento.
Continua depois da publicidade
**Texto com informações do portal Correio Braziliense
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade