Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hábito fácil e rápido pode te ajudar a manter sua casa limpa e organizada | Imagem gerada por IA
Ordem e limpeza em casa eram questões que demandavam grande esforço, transformando fins de semana em maratonas de arrumação.
Continua depois da publicidade
A rotina agitada e a procrastinação, motivada pela preguiça ou pela aparente falta de tempo, levavam ao acúmulo de tarefas e, consequentemente, a uma incômoda sensação de "pontas soltas" no lar.
A boa notícia é que uma tática simples, conhecida como a regra do minuto, promete mudar este cenário, aliviando a carga mental e tornando a casa um verdadeiro templo de descanso.
O critério é direto e eficaz: se uma tarefa leva menos de sessenta segundos para ser concluída, faça-a imediatamente. Pense naquela mancha no balcão da cozinha, no pijama desdobrado ou na escova de cabelo fora do lugar.
Continua depois da publicidade
Esses pequenos inconvenientes, quando resolvidos de pronto, desaparecem sem sequer serem notados, mas, se adiados, aumentam a lista de pendências e o estresse.
Adotar este hábito diário elimina a necessidade de criar um novo horário para a limpeza, permitindo que as pequenas coisas sejam resolvidas sem pensar. A chave está em agir antes que o acúmulo vire um problema, seguindo a lógica de que "qualquer tarefa é um prazer se feita sem pensar", como cantou Branca de Neve.
De fato, a regra do minuto é um divisor de águas. Ao integrá-la à rotina, você se surpreenderá com a quantidade de coisas que podem ser resolvidas em tão pouco tempo e com o impacto positivo na aparência da sua casa e, principalmente, na sua saúde mental.
Continua depois da publicidade
Depois de um ano em prática, a consequência mais notável é a diminuição do tempo gasto exclusivamente na faxina, já que o acúmulo de pequenas tarefas simplesmente deixa de existir.
A desorganização, para o cérebro, representa um assunto inacabado. Esse "ruído visual" causado por objetos fora do lugar sobrecarrega o córtex visual, dificultando a concentração e gerando tensão. A psicóloga Pilar Guerra explica à Vogue Espanha que "a desordem é um fator que pode causar diminuição da concentração, confusão e tensão."
Portanto, encontrar e aplicar regras simples como a do minuto é, na verdade, uma forma de autocuidado. A psicóloga Laura Palomares, da Avance Psicólogos, reforça que "o fato de o espaço ser mais aberto e com menos estímulos promove a calma e a concentração", em entrevista à Vogue Espanha.
Continua depois da publicidade
Deixar ir o que não é preciso e manter a ordem se torna um ato libertador, que gera uma sensação de controle e ordem mental. Ao questionar-se rotineiramente — Consigo limpar ou arrumar em menos de um minuto? —, você adota um hábito verdadeiramente revolucionário, com respaldo científico, que funciona.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade