A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 11 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Adeus, insatisfação dos clientes: 4 erros para evitar no trabalho

Escuta ativa, automação e outros tópicos podem ajudar a melhorar o atendimento

Leonardo Sandre

11/08/2025 às 15:40

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Se a empresa não está disponível ou não integra todos os canais, é bem provável que possa perder vendas

Se a empresa não está disponível ou não integra todos os canais, é bem provável que possa perder vendas | Freepik

Em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, o mercado de atendimento ao cliente precisa estar cada vez mais otimizado. Demorar para responder, tratar o cliente com mensagens frias ou não oferecer opções de contato personalizadas são falhas comuns que afastam consumidores e comprometem a reputação das empresas.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, muitos negócios ainda negligenciam a comunicação com o cliente, perdendo oportunidades valiosas de fidelização e crescimento. Segundo dados da PwC (rede global de empresas que oferecem serviços de consultoria de negócios), 73% dos consumidores desistem de uma compra após uma experiência ruim no atendimento e 37% abandonam o contato caso não tenham resposta rápida.

Para Marcio Verderio Tahan, CEO da VTCall, empresa especializada em comunicação corporativa e automação de atendimento com inteligência artificial, esses erros podem (e devem) ser evitados com organização e tecnologia.

"A maior parte dos problemas no atendimento está ligada à repetição, falta de escuta e processos engessados. Tudo isso pode ser corrigido com inteligência, sem perder o lado humano", afirmou.

Continua depois da publicidade

Erros mais comuns no atendimento e como revertê-los

Confira os erros mais comuns e o que sua empresa pode fazer para revertê-los com soluções acessíveis e eficazes.

Falta de estrutura no atendimento

Muitos negócios ainda caem no erro de responder conforme a demanda chega, sem um fluxo bem estabelecido de atendimento ou uma triagem eficiente. Isso resulta em filas virtuais, perda de tempo e frustração, especialmente em datas de pico.

"O ideal é oferecer sistemas que automatizam o primeiro atendimento, direcionando o cliente com base na sua necessidade, seja para suporte, vendas ou cobrança. É como ter uma recepção digital eficiente, 24 horas por dia. A pessoa entra em contato e já chega ao destino certo, sem precisar repetir tudo várias vezes", ressaltou Marcio.

Continua depois da publicidade

Estar em poucos canais ou não os integrar

O mundo está cada vez mais conectado, com os clientes buscando a maior facilidade e praticidade possível. Nesse sentido, o consumidor espera ser atendido no canal que preferir: WhatsApp, Instagram, Messenger, Telegram ou ligação telefônica. Se a empresa não está disponível ou não integra esses canais, é bem provável que possa perder vendas.

Por meio de uma plataforma omnichannel, todos esses canais ficam integrados em um único painel, com histórico, alertas inteligentes e relatórios.

"Isso permite que as organizações evitem falhas de comunicação, reduzam o tempo de resposta e ofereçam uma experiência mais fluída, sinalizou Marcio.

Continua depois da publicidade

Comunicação genérica

Mensagens automáticas mal configuradas, sem personalização, não criam conexão. Atualmente, o cliente espera interações com linguagem adequada para o seu problema, necessitando de compreensão do contexto e empatia.

“A automação deve mudar de rosto conforme o perfil de quem está do outro lado. Isso gera vínculo, não só atendimento”, explicou o CEO.

Ignorar sinais de insatisfação

Nem todo cliente reclama abertamente, muitas vezes, o tom de voz, hesitações ou impaciência já demonstram um incômodo e ignorar pode ser um erro. Com soluções como o PABX em nuvem (equipamento responsável pela distribuição de linhas telefônicas para diferentes ramais), que inclui transcrição automática e alertas, é possível detectar essas diferenças.

Continua depois da publicidade

"Já identificamos aumento de tensão em chamadas com cliente que estava pronto para formalizar a insatisfação. Isso nos deu tempo de reagir e resolver o problema com empatia", contou Marcio.

Uso de inteligência artificial no atendimento

Na prática, aplica-se inteligência artificial no atendimento por meio de funcionalidades como análise de sentimentos e alertas de palavras sensíveis, como, por exemplo, “cancelamento”.

Esses termos são monitorados nas gravações das ligações, permitindo identificar interações que indicam risco de perda de cliente.

Continua depois da publicidade

Após o atendimento, o áudio é enviado para a plataforma em um processo semelhante ao envio de mensagens de voz em aplicativos, só então, a transcrição é feita com base em IA.

Embora não seja em tempo real, esse sistema permite que a equipe de supervisão aja com agilidade. Sem esse acompanhamento, a companhia perde a chance de evoluir. Corrigir os erros ajudam em uma comunicação interna eficiente.

"Necessidade atendida é igual a cliente satisfeito", finalizou Marcio.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados