Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O descanso é essencial para uma excelente noite de sono | Freepik
Os hábitos que as pessoas têm indicam não só necessidade, mas características de comportamento. Dormir de meias pode significar não só que a pessoa está com frio nos pés, mas que ela gerencia o descanso, possui estabilidade emocional e autocuidado.
Continua depois da publicidade
Especialistas mostram que, quando esse hábito se estende para além do inverno, revelam características profundas sobre a pessoa. Colocar as meias representa para alguns indivíduos o valor simbólico na busca por segurança, previsibilidade e bem-estar.
Conforme noticiou o jornal argentino La Nación, abordagens psicológicas sugerem que acessórios para dormir mostram que a pessoa tem uma personalidade mais estruturada e emancipatória.
Pequenos hábitos como calçar as meias na hora de dormir funciona como um método para criar uma ambiente de sono seguro. O comportamento é uma espécie de barreira emocional subconsciente.
Continua depois da publicidade
O sistema nervoso fica calmo e entende que chegou o momento seguro para o corpo descansar.
Além disso, especialistas afirmam que o comportamento se enquadra em alguns perfis de pessoas:
Metódicos e organizados: pessoas que apreciam rotinas, ambientes conhecidos e pequenos hábitos que dão uma sensação de controle.
Continua depois da publicidade
Que buscam por proteção: pessoas que buscam um “espaço seguro” ao dormir. Isso permite que a mente e o corpo relaxem sem se sentirem ameaçados.
Pessoas sensíveis ao toque e frio: qualquer pessoa com alta sensibilidade ou que costuma acordar no meio da noite com desconforto físico.
Práticos e prudentes: pessoas que buscam ter um sono reparador e preveem o frio que vai chegar no meio da noite.
Continua depois da publicidade
Para alguns psicólogos, o hábito de colocar meias antes de dormir sugere um apego seguro: indivíduos autoconscientes, atenciosos e que não se desculpam por priorizar a saúde.
O ato também pode representar uma maneira de atender necessidades genuínas antes que se tornem urgentes. O que indica maturidade emocional e autoconsciência.
Ao colocar as meias, o corpo entende que é hora de desacelerar. O mesmo acontece quando estamos acostumados a tomar um chá, sentir um aroma específico no travesseiro ou até ouvir uma música relaxante.
Continua depois da publicidade
Para além da questão estética e independente da estação do ano, a prática é recomendada por oferecer múltiplos benefícios como reduzir o desconforto térmico, facilitar o adormecimento, reduzir despertares noturnos e oferecer uma sensação de abrigo emocional.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade