Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse bairro foi projetado em 1959 para servir de moradia para trabalhadores da Fiat Lux | Reprodução YouTube/Histórias e lugares
Apesar de ser um dos maiores centros financeiros da América Latina, a cidade de São Paulo pode ser excessivamente agitada para muitas pessoas.
Continua depois da publicidade
Se você não está satisfeito e pensa em se mudar, vale a pena dar uma chance para uma vila escondida ao lado da Marginal Tietê que, apesar da localização, oferece calmaria e clima de interior.
Localizada na Zona Oeste, a vila de Fiat Lux foi projetada em 1959 para oferecer moradia para os trabalhadores da fábrica de fósforos Swedish Match, que operava com a marca Fiat Lux no Brasil.
Com o tempo, a fábrica foi desativada e demolida para dar lugar às obras da Rodovia dos Bandeirantes, mas a área residencial permaneceu e se desenvolveu como um bairro.
Continua depois da publicidade
Hoje, quem visita Fiat Lux se depara com um clima agradável, apesar de ainda ouvir o tráfego de veículos da avenida.
Mas o som dos carros não é o único presente. Ali, também pode-se ouvir claramente o canto dos pássaros que se alimentam das árvores frutíferas.
O bairro possui seis ruas principais com nomes de personalidades famosas, e também tem pracinha, coreto, quadra de futebol e muita vegetação.
Continua depois da publicidade
A vila é principalmente formada por casas grandes, com poucos prédios e nenhum comércio dentro dela – esse detalhe pode ser um problema, já que não existe nem mesmo padaria dentro do bairro.
Além do Fiat Luz, São Paulo abriga vários lugares “escondidos” que funcionam como refúgios da correria urbana, como a Vila Mélia, a Colônia Paulista e o Jardim Keralux.
Espalhados de Norte a Sul da Capital, esses bairros oferecem mais silêncio, sensação de segurança, convívio entre moradores antigos e uma qualidade de vida difícil de encontrar nas áreas mais movimentadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade