Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os bioestimuladores de colágeno servem para rejuvenescer a pele | Freepik
Você já se perguntou como as blogueiras fazem para não envelhecer? O segredo está nos tratamentos dermatológicos, como os bioestimuladores de colágeno. Eles são usados para reverter ou desacelerar o processo natural de flacidez da pele pela falta de colágeno.
Continua depois da publicidade
O colágeno é a proteína que sustenta a pele. Os estimuladores são aplicados por injeções que ajudam a devolver o volume da proteína que foi sendo perdido naturalmente ao longo dos anos, formando rugas e deixando o rosto caído.
O resultado dessa aplicação varia de paciente para paciente. Isso porque o bioestimulador apenas impulsiona a criação do colágeno, mas esse processo é feito pela própria pele. Conheça agora mais sobre a técnica e seus benefícios.
Existem vários métodos que ajudam a restaurar o colágeno na pele. As técnicas mecânicas, como laser, microagulhamento e radiofrequência, são importantes para preservar o colágeno que já está no rosto, mas não repõe a proteína.
Continua depois da publicidade
Já os procedimentos injetáveis, conhecidos como minimamente invasivos, são mais eficazes quando o assunto é rejuvenescer. Mais de uma substância pode ser usada para esse fim, cada uma com um método e resultado únicos.
Os bioestimuladores mais usados são: ácido poli-l-láctico (PLLA), policaprolactona (PCL) e hidroxiapatita de cálcio (CaHA). Os dois primeiros são polímeros sintéticos, produzidos em laboratório, enquanto o último é produzido naturalmente no corpo, encontrado nos dentes e ossos.
Todos eles servem para gerar uma resposta inflamatória da pele, que começará a produzir o colágeno. O PLLA tem o resultado mais demorado, levando meses para fazer efeito, enquanto o PCL tende a dar mais volume e sustentação logo após a aplicação.
Continua depois da publicidade
O CaHA é considerado o meio termo, pois tensiona a pele imediatamente, mas promove firmeza e produção de proteína também a longo prazo.
Cada substância tem suas particularidades e a escolha deve ser guiada por um profissional adequado, como dermatologistas e biomédicos.
A produção de colágeno tem vários efeitos positivos na pele, mas o principal é o rejuvenescimento. No rosto, ela serve para diminuir rugas e preencher áreas afundadas, como o “bigode chinês”, entre o nariz e a boca.
Continua depois da publicidade
A proteína também serve para reduzir a flacidez da pele, deixando-a mais firme e brilhante. Isso acontece não só no rosto, mas também em qualquer parte em que a pele fina estiver incomodando. Pescoço, colo e mãos são as áreas mais comuns fora da face.
Outro uso interessante é para suavizar a celulite. O colágeno preenche as áreas afundadas das pernas e glúteos e os deixa firmes, com um aspecto mais uniforme. A aparência de cicatrizes também pode ser melhorada com o mesmo processo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade