Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O envelhecimento dificulta a capacidade humana de fazer novas conexões neurais | Freepik
Lembrar onde estava o celular após sair do quarto pode ser uma tarefa cada vez mais complicada conforme a idade avança. A memória é fundamental não apenas para recordar momentos importantes, mas também para tomar decisões e se comunicar.
Continua depois da publicidade
O Centro de Neurologia Avançada (CNA) da Espanha forneceu cinco recomendações apoiadas pela neurociência para melhorar a memória em qualquer fase da vida. O ideal é fazer conexões neurais. As informações foram divulgadas no portal Infobae.
Atividades novas ajudam a criar mais conexões neurais. Aprender um idioma, tocar um instrumento ou até fazer um caminho diferente pode estimular significativamente o cérebro.
Quanto mais conexões neurais, melhor a capacidade de lembrar e se adaptar a novas situações.
Continua depois da publicidade
Amigos são fundamentais. Conversar com pessoas é uma maneira de exercitar o cérebro. O isolamento pode levar ao estresse e à depressão, esses dois fatores aceleram o declínio cognitivo.
Atividades em grupo e reuniões familiares ajudam a manter a agilidade mental.
Deixar o seu ambiente de convívio arrumado ajuda a manter a mente organizada. O recomendado é manter lugares fixos para objetos, anotar tarefas necessárias e falar em voz alta o que precisa ser feito para que a ação fixe no cérebro.
Continua depois da publicidade
Isso ajuda a reter informações e evitar o esquecimento, além de reduzir o estresse diário.
Ler diariamente expande o vocabulário e a imaginação. Também estimula a atenção e o processamento de informações. Esses efeitos ajudam a melhorar a memória. Por isso, conviver com livros, artigos e até histórias em quadrinhos tem um impacto significativo na mente.
Além disso, é preciso que o corpo esteja bem cuidado. Dormir bem, manter uma dieta equilibrada e controlar condições crônicas como diabetes e hipertensão que influenciam a memória.
Continua depois da publicidade
Qualquer ação que estimule o cérebro é bem-vinda. Ouvir música, rir, cantar, praticar hobbies que precisem de um momento de atenção. O importante é estar criando novas conexões neurais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade