A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 18 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Conheça cinco remédios caseiros para evitar a queda de cabelo

30% das mulheres com mais de 50 anos podem apresentar perda de cabelo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Leonardo Siqueira

18/07/2025 às 16:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
80% dos homens com mais de 80 anos sofrem de calvície, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

80% dos homens com mais de 80 anos sofrem de calvície, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia | Freepik

A queda de cabelo afeta grande parte da população brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 42 milhões de pessoas se queixam da perda de fios capilares em algum grau. 

Continua depois da publicidade

A enfermeira especialista em estética Bruna Ribeiro indica alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de queda de cabelo. Alguns estimulam a circulação sanguínea e melhoram a nutrição do couro cabeludo. 

Porém, se a queda de cabelo persistir, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar a situação e indicar o tratamento adequado. 

Hidratação com babosa

Aloe vera funciona como um remédio caseiro contra a queda de cabelo. A babosa ajuda na produção de colágeno e ajuda a fixar os fios do couro cabeludo. Além de possuir minerais que ajudam a nutrir e fortalecer as fibras do cabelo. 

Continua depois da publicidade

Uma mistura com duas colheres de sopa de babosa com mais duas de óleo vegetal pode ser aplicada em todo o couro cabeludo — os cabelos precisam estar limpos.

O essencial é deixar agir por até 15 minutos e depois remover com água fria e shampoo. O procedimento deve ser feito uma vez por semana. 

Chá Verde

Essa bebida é uma forte aliada contra a queda de cabelo por ser rica em epigalocatequina galato, composto bioativo que inibe a 5-alfa redutase, enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona no folículo piloso — responsável pelo crescimento de cabelo. 

Continua depois da publicidade

Para fazer o chá, ferva a água e depois adicione as folhas de chá verde (Camellia sinensis). Depois, tampe a panela ou chaleira e deixe repousar por cinco minutos. 

Especialistas recomendam beber até quatro xícaras desse líquido por dia — de preferência entre as refeições. 

Massagem com alecrim

O óleo de alecrim possui propriedades vasodilatadoras e antioxidantes. Aumenta a circulação do sangue no couro cabeludo e ajuda a combater a queda de cabelo

Continua depois da publicidade

Coloque três gotas do óleo de alecrim e uma colher de sopa de óleo vegetal em uma vasilha, misture bem e aplique no couro cabeludo — com os cabelos lavados e úmidos. A massagem pode ser feita pelo menos uma vez por semana. 

Depois, espere o produto agir por oito horas e remova com shampoo e água fria. 

Vitamina com gérmen de trigo e cenoura

O gérmen de trigo fortalece e ajuda no desenvolvimento do cabelo porque é rico em zinco, mineral que atua no fortalecimento dos fios capilares. Já a cenoura tem grandes quantidades de vitamina A, responsável pela manutenção da estrutura do cabelo e das glândulas sebáceas. 

Continua depois da publicidade

Para fazer essa bebida, vai ser preciso uma colher de sopa de gérmen de trigo, um copo de iogurte integral, meia cenoura pequena e mel. Misture todos os ingredientes e bata em um liquidificador, até virar uma mistura homogênea. 

O recomendado é beber a vitamina pelo menos uma vez na semana. 

Chá de ginkgo biloba 

Esse líquido é rico em ginkgolídeo e bilobalídeo, bioativos que estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo e o crescimento dos pelos. 

Continua depois da publicidade

Para fazer o chá, é preciso ferver a água e adicionar folhas de ginkgo biloba. Depois, deixe o líquido descansar por pelo menos cinco minutos, depois é coar e beber em seguida. O recomendado é beber até três xícaras ao dia. 

A especialista ainda reforça que, se a queda de cabelo persistir, é essencial que um dermatologista seja consultado. 

*Texto com informações do portal Tua Saúde.
 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados