Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pessoas com baixa habilidade social não conseguem conquistar relações interpessoais saudáveis | Freepik
Para criar vínculos e conexões no dia a dia é necessário uma comunicação fluida. Algumas expressões recorrentes acabam influenciando a forma como percebemos as pessoas em ambientes de convivência, trabalho e estudo, podendo causar afastamento.
Continua depois da publicidade
A repetição de frases é um reflexo da dificuldade de interações e interpretação social. Pessoas com baixa habilidade social repetem frases e não conseguem conquistar relações interpessoais saudáveis.
Pessoas com baixa habilidade social costumam ser vistas como distantes ou pouco acessíveis devido à dificuldade de entender nuances da comunicação não verbal.
A dificuldade em interagir de forma produtiva com os outros é percebida pelas respostas repetidas, conversas pela metade ou pelo uso de frases prontas para evitar aprofundamento na relação.
Continua depois da publicidade
A limitação da interação social vai além de timidez ou do nervosismo em público, de acordo com o portal Cidade de Niterói. Essa situação influencia nas decisões simples, como aceitar um convite ou iniciar uma conversa, tornando o convívio superficial e mais desgastante.
Segundo o portal, existem cinco frases que pessoas com baixa habilidade social repetem. Confira exemplos frequentes e os possíveis efeitos dessas frases:
Essa resposta mostra falta de opinião e pode prejudicar oportunidades de participação mais ativa.
Continua depois da publicidade
O uso constante traz uma visão negativa sobre si e pode provocar afastamento das pessoas.
O pedido excessivo de desculpas, mesmo em situações naturais, faz com que a pessoa pareça insegura.
Expressa receio de julgamento e limita contribuições em conversas produtivas.
Continua depois da publicidade
Antecipar o julgamento do outro bloqueia o diálogo autêntico e deixa a pessoa em posição defensiva.
A repetição dessas frases cria um círculo vicioso, que faz os outros esperarem menos participação ou evitar interações mais profundas com quem se comunica dessa forma.
É importante perceber quais frases são ditas com frequência e em qual contexto. O uso automático dessas expressões reduz as chances de aproximação e engajamento social.
Continua depois da publicidade
Pensar antes de responder, valorizar a própria opinião e substituir frases defensivas por posicionamentos claros e respeitosos são opções de melhorar essa interação.
Um vocabulário repetitivo e um repertório pobre de palavras pode minar oportunidades no trabalho, prejudicando promoções e dificultando contatos estratégicos. Colegas ou líderes podem ver essa atitude como desinteresse ou falta de proatividade, causando dúvida na disposição para colaborar.
Amigos e familiares passam a evitar conversas mais profundas, afetando a construção da confiança recíproca.
Continua depois da publicidade
Para fortalecer laços, é importante investir em escuta ativa e ampliar a variedade de respostas e temas abordados nas interações diárias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade