Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O simples gesto de tirar o seu calçado aumenta a vida útil do piso. Você não vai precisar esfregar diversas vezes | Freepik
A professora titular de Microbiologia Médica da Universidade de Westminster, Reino Unido, comenta que tirar os sapatos era uma regra inegociável em casa. O hábito não é só uma mania, mas uma maneira de preservar a saúde, manter a casa segura e com higiene.
Continua depois da publicidade
Para além da sujeira visível, os calçados carregam na superfície algo ainda mais perigoso do que grama e barro.
Por onde os seus pés passam todos os dias? Metrô, banheiro público, calçadas. Segundo um estudo da Universidade do Arizona (EUA), 96% dos sapatos testaram positivo para bactérias coliformes, normalmente encontradas nas fezes.
Além disso, 27% continha Escherichia Coli.,micróbio relacionado a diversas infecções. Algumas cepas causam diarreia com sangue e síndrome do hemolítico-urêmica - condição que pode levar à falência dos rins.
Continua depois da publicidade
Crianças com menos de cinco anos correm um maior risco por conta do sistema imunológico em desenvolvimento e o hábito de levar as mãos até a boca.
Outros germes podem invadir a sua casa através dos sapatos como Clostridium difficile, famoso por causar diarreias intensas; e a superbactéria Staphylococcus aureus, resistente a medicamentos e causadora de infecções graves na pele, pulmões e até no sangue.
Não são só as bactérias que pegam carona na sola do seu sapato. Pesquisas mostram que calçados usados na rua podem conter pesticidas, herbicidas e metais pesados, como chumbo. Este material causa um enorme risco para a saúde de crianças e animais de estimação.
Continua depois da publicidade
O componente químico também pode afetar o desenvolvimento cerebral e cognitivo da criança. E quem passa mais tempo perto do chão do que os filhos e os animais?
Outro fator que merece destaque, é o de que os selantes do asfalto contêm componentes cancerígenos. Um estudo nos EUA mostrou que essas substâncias persistem no pó doméstico - em alguns casos 37 vezes mais do que do lado de fora.
Ao invés de uma mania ou exagero, tirar os sapatos está mais próximo de uma medida de saúde pública eficaz que você pode adotar em casa.
Continua depois da publicidade
Ao tirar os calçados, você não só evita manchas e sujeiras visíveis no seu lar, mas também reduz significativamente a exposição da sua família a bactérias e produtos químicos perigosos.
Uma dica é deixar um espaço específico para os sapatos, comprar uma sapateira, cesta ou disponibilizar chinelos confortáveis para os convidados. A intenção é não deixar que entrem com a sujeira da rua.
Por mais deselegante que possa parecer pedir para a visita tirar os sapatos, essa medida evita riscos invisíveis.
Continua depois da publicidade
*texto com informações da BBC e do portal de notícias acadêmicas The Conversation.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade