Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Coração saudável, vida mais tranquila | Imagem gerada por IA
Não é novidade que a alimentação tem papel fundamental na saúde do coração. Mas alguns alimentos, embora comuns no dia a dia, podem ser especialmente perigosos para quem quer evitar doenças cardiovasculares — principais causas de morte no mundo.
Continua depois da publicidade
Os órgãos do corpo humano são importantes, no geral, mas o coração funcionando corretamente traz uma velhice melhor.
A cardiologista Sharonne Hayes, da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, em entrevista ao portal O Globo, lista os piores alimentos para o coração e explica por que eles devem ser evitados.
Salsichas, bacon, salame e presunto não são apenas ricos em sódio e gordura saturada — também contêm aditivos como nitratos, que aumentam o risco de doenças cardíacas e até câncer, segundo a OMS.
Continua depois da publicidade
Biscoitos, salgadinhos e outros produtos industrializados são práticos, mas carregam grandes quantidades de sal, açúcar e aditivos. O consumo frequente desses alimentos favorece a hipertensão, fator de risco direto para infartos e AVCs.
O açúcar em excesso pode levar ao ganho de peso, obesidade e, consequentemente, ao aumento do risco de diabetes tipo 2 e problemas cardíacos. A recomendação é moderação: uma vez por semana e em pequenas porções.
Dietas hiperproteicas, principalmente baseadas em carne vermelha, elevam os níveis de gordura saturada e colesterol. Estudos apontam aumento de até 33% no risco de insuficiência cardíaca entre homens que exageram na proteína.
Continua depois da publicidade
A mistura de cafeína e açúcar presente nos energéticos pode causar arritmias e elevação da pressão arterial. A recomendação é evitar ao máximo — principalmente para quem já tem predisposição a problemas cardíacos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade