Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A lista foi construída por especialistas da Verywell Health | Freepik
Muita gente não sabe, mas as frutas podem ser ótimas aliadas na hora de diminuir a pressão arterial. O portal Verywell Health publicou um artigo sobre os benefícios que nove frutas trazem para evitar ou controlar a hipertensão.
Continua depois da publicidade
Revisada clinicamente pela nutricionista Karina Tolentino, a matéria foi escrita pela terapeuta ocupacional Sarah Bence.
As especialistas alertam que, além de comer essas frutas com frequência, é preciso seguir uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura para controlar a pressão arterial.
Além disso, é recomendado fazer exercícios com frequência, ter boas noites de sono e diminuir o consumo de álcool e cafeína.
Continua depois da publicidade
A favorita dos brasileiros também é a queridinha dos nutricionistas. Uma banana média fornece aproximadamente 9% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de potássio.
De acordo com a Verywell Health, esse mineral é um dos principais aliados para diminuir a pressão.
Assim como outras frutas vermelhas, os mirtilos têm potencial para regularizar a pressão se combinados com uma dieta saudável.
Continua depois da publicidade
“Os mirtilos são uma importante fonte de antocianinas – os pigmentos antioxidantes que conferem a certas frutas sua cor característica. As antocianinas também ajudam a reduzir a pressão arterial, aumentando os níveis de óxido nítrico, que dilata e relaxa os vasos sanguíneos”, explica o artigo.
Frutas cítricas como laranjas, limões e tangerinas também são aliadas de pessoas hipertensas, por conter vitamina C, fibras, flavonoides e outras substâncias benéficas.
“A hesperidina, em particular, é um flavonoide encontrado em frutas cítricas que possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e pode estar relacionada à redução da pressão arterial”, conta a matéria da Verywell Health.
Continua depois da publicidade
Poucos conhecem essa fruta, pois ela é nativa da América do Norte. Ainda assim, os seus benefícios são claros: o suco de oxicoco comprovadamente reduz a pressão arterial sistólica (o mais alto nível de pressão arterial).
O efeito deriva principalmente dos níveis de polifenóis presentes em oxicocos, que atuam como antioxidantes e podem reduzir inflamação.
Um estudo revela que o consumo de dois kiwis no café da manhã, durante quase dois meses, reduziu a pressão arterial sistólica dos participantes em -2,7 pontos em comparação com um grupo que não comeu a fruta.
Continua depois da publicidade
Para as pesquisadoras, a razão são os antioxidantes das vitaminas C e E encontrados na fruta.
Rico em polifenóis e antocianinas, o suco de cereja pode reduzir a pressão arterial sistólica em -3,11 pontos, afirma um estudo publicado pela European Journal of Nutrition (Revista Europeia de Nutrição).
Esses compostos são anti-inflamatórios e melhoram a saúde do coração.
Continua depois da publicidade
Se você é fã de uma maçã no café da manhã ou após o almoço, saiba que elas são ricas em flavonóides, potássio e fibras. Juntos, esses componentes reduzem a pressão arterial e ainda garantem uma alimentação saudável.
“Sempre que possível, opte por maçãs inteiras em vez de formas processadas (por exemplo, compota de maçã). Pesquisas recentes descobriram que o consumo moderado de maçãs inteiras (três a seis por semana) pode reduzir o risco de morte em 48% para pessoas com pressão alta", conta a Verywell Health.
O artigo lembra que os efeitos não se aplicam em molhos e sucos de maçã, por causa do processamento da fruta, que remove nutrientes importantes.
Continua depois da publicidade
Você já decorou quais são os principais redutores de pressão presentes nas frutas, não é? Se ainda não, anota aí: antioxidantes, vitamina C, fibras e potássio. Todos esses também são encontrados em romãs.
Não é à toa que o suco dessa fruta pode reduzir a pressão arterial sistólica em -4,96 pontos e a pressão arterial diastólica (a mais baixa exercida nas artérias) em -2,01 pontos.
Sim, tomates também são frutas e ajudam a diminuir a pressão. Tudo por causa do licopeno, um pigmento antioxidante responsável por dar aquelas típicas cores vermelho e laranja no fruto.
Continua depois da publicidade
“Estudos descobriram que a suplementação com licopeno pode reduzir a pressão arterial e o risco de ataque cardíaco ou morte por doença cardiovascular. Consumir extrato de tomate também reduz a pressão arterial sistólica”, revela a publicação na Verywell Health.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade