Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Santos possuí áreas de Mata Atlântica preservada | Francisco Arrais | PMS
Todos sonham em se aposentar e viver em uma cidade que acompanhe essa fase da vida. Com belezas naturais e tudo o que a terceira idade precisa para essa nova etapa. Se você está a procura dessa realidade, a cidade de Santos é a escolha perfeita.
Continua depois da publicidade
Além disso, a cidade litorânea possui o maior jardim a beira-mar do mundo. Veja a seguir.
Santos é um verdadeiro paraíso de longevidade no litoral paulista. Segundo o Censo realizado entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, a cidade possuia 107 moradores com mais de 100 anos de idade. Um número maior que os outros municípios da região.
Entre os centenários, 91 são mulheres e 16 são homens. Isso reforça a forte presença feminina entre a população mais longeva. No total, a Baixada Santista possui 230 pessoas que ultrapassaram o século de vida. Porém, somente Santos se destaca em qualidade de envelhecimento.
Continua depois da publicidade
Com quase quinhentos anos, Santos possui diversos monumentos históricos que mostram a grandeza do município. Um dos símbolos mais famosos é o Jardim da Orla da Praia, idealizado pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito.
Inicialmente pensado em 1914 a partir de um estudo que propôs deixar verde toda a área da Barra. Porém, o projeto só começou a ganhar desenvolvimento em 1936, já os primeiros trechos foram inaugurados três anos depois.
Dez anos mais tarde, em 1949, o local começou a receber fontes, postos de salvamento e o Aquário Municipal. A arquitetura fez o movimento turístico crescer e dar maior visibilidade para a cidade litorânea.
Continua depois da publicidade
Em 2002, o Guiness World Records reconheceu o espaço como o maior jardim de praia do mundo. São 5.335 metros de extensão, com largura entre 45 e 50 metros e área total de 218.800 m².
O desenho do jardim já foi geométrico durante às décadas de 1970 e 1990, mas tornou-se curvilíneo com a criação de uma ciclovia na orla.
São 38 monumentos presentes no espaço, dentre eles, uma homenangem a Satunino de Brito e Santos Dummont. Além de 1.300 canteiros com mais de 70 espécies ornamentais: dracenas, margaridas e crinuns brancos.
Continua depois da publicidade
Ao somar toda a vegetação, existem 1.800 árvores de diversos portes como palmeiras, cicas e chapéus-de-sol. A junção da flora, forma um dos cenários mais icônicos e admirados da cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade