Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Steve Jobs, em 1994, revelou em entrevista um dos segredos de seu sucesso | Foto: Reprodução/Flickr
O cofundador da Apple, Steve Jobs, continua a inspirar milhões de pessoas mesmo após a sua morte.
Continua depois da publicidade
Em uma entrevista de 1994, ele ensinou uma lição valiosa sobre o que separa quem sonha de quem realmente faz as coisas acontecerem.
A resposta é um hábito simples, mas que a maioria das pessoas tem medo de colocar em prática.
Jobs contou que, quando tinha apenas 12 anos, criou coragem para ligar para ninguém menos que Bill Hewlett, o cofundador da Hewlett-Packard.
Continua depois da publicidade
"Quero construir um contador de frequência e queria saber se você tem alguma peça de reposição que eu possa ter", disse o jovem Jobs. O pedido rendeu não só as peças, mas também um emprego de verão na HP.
Segundo uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, 75% a 90% de toda a ajuda que as pessoas dão umas às outras no trabalho começa com um pedido.
No entanto, muitas pessoas se abstêm de pedir o que precisam, pois seus gerentes e executivos não incentivam ou reforçam esse comportamento.
Continua depois da publicidade
A solução para esse problema é o "anel da reciprocidade". Criado pelos cientistas sociais Wayne e Cheryl Baker, e depois adaptado pelo psicólogo organizacional Adam Grant.
O conceito é simples: eu ajudo você e você ajuda outra pessoa, e talvez essa pessoa acabe me ajudando no futuro. Este ciclo torna o ato de pedir ajuda fácil e eficaz.
A pesquisa mostrou que, quando a reciprocidade é incentivada nas organizações, a comunidade é fortalecida, a produtividade aumenta e um clima de confiança é construído.
Continua depois da publicidade
Tudo isso começa com um simples pedido. Assim como Steve Jobs fez aos 12 anos, a chave para alcançar o que você quer é ter a coragem de pedir. Se ele conseguiu, você também consegue.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade