Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A retenção de líquidos causada pela creatina pode aumentar o peso na balança, mas não significa ganho de gordura | Freepik
É comum ouvir que usar whey ou creatina sem praticar atividade física vai provocar aquele acúmulo de gordura abdominal. Mas será que isso é fato ou mito?
Continua depois da publicidade
A resposta envolve mais análise do equilíbrio calórico, da função dos suplementos e de como nosso corpo responde.
Whey protein é uma fonte de proteína concentrada, mas, isoladamente, ele não é capaz de gerar ganho de gordura. O que leva ao acúmulo de gordura corporal é o superávit calórico, ou seja, consumir mais calorias do que o corpo gasta no dia a dia.
Se o whey for inserido na dieta de forma que ele cause um excesso de calorias, sim, pode contribuir para ganhar peso, inclusive gordura, tal como qualquer outro alimento.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, mesmo sem treinar, a proteína de qualidade pode ajudar a preservar massa muscular e cumprir funções metabólicas essenciais.
A creatina, diferente da proteína, não tem função direta de gerar nova massa muscular se não houver estímulo, ou seja, treino.
Quando usada por quem não treina, parte da creatina pode acumular-se nos músculos ou ser eliminada pelos rins, sem se transformar em gordura.
Continua depois da publicidade
Há estudos recentes que apontam que 5 g/dia de creatina por curto período, em pessoas sem treino, podem gerar leve aumento de massa magra, mas isso pode estar ligado à retenção de água intracelular, não necessariamente novo tecido muscular.
A “barriga” não surge apenas pelo consumo do suplemento; surge quando há excesso de calorias, falta de movimento, acúmulo de gordura corporal e estilo de vida inadequado.
Se você consome whey ou creatina e não ajusta sua alimentação ou nível de atividade, o risco de ultrapassar sua necessidade energética existe.
Continua depois da publicidade
Quando isso ocorre, o corpo armazena o excedente em forma de gordura, inclusive abdominal. O ideal é gastar mais calorias do que consome sempre que possível se o objetivo for emagrecer.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade