Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Açúcares invisíveis são os piores para a sua saúde | Freepik
Se há uma recomendação que os nutricionistas não se cansam de fazer para melhorar a saúde e a nutrição, é reduzir a quantidade de açúcar consumida diariamente. Principalmente pelos riscos e consequências nocivas que o consumo excessivo traz, com alerta maior para crianças.
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas, no entanto, se confundem na hora de diminuir o açúcar da dieta. Especialistas afirmam que o maior problema está nos chamados "açúcares invisíveis", que consumimos sem perceber.
"Tenho certeza de que muitos de vocês me dirão que praticamente não consomem mais açúcar porque, por exemplo, não adicionam açúcar ao café", ressalta.
No entanto, o problema não é esse, mas o açúcar oculto em muitos outros alimentos. Por exemplo, "pão, iogurtes ou peru e presunto embalados", lista a especialista.
Continua depois da publicidade
Ou seja, aquele que pode ser encontrado no açúcar de mesa, sucos de caixinha, bebidas açucaradas, doces e produtos ultraprocessados, entre outros.
No caso da ingestão desse tipo de açúcar, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que ele não contribua com mais de 10% do total de calorias consumidas por dia, mas é ainda melhor se não ultrapassar 5%.
"O açúcar não é necessário do ponto de vista nutricional", lembra Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição para a Saúde e o Desenvolvimento da OMS.
Continua depois da publicidade
No entanto, a recomendação da organização é evitar o consumo direto. Um dos motivos tem a ver com seu caráter viciante, alerta o nutricionista Ramón de Cangas.
Fadiga, mau humor, ganho de peso, aparecimento de espinhas ou cáries são alguns dos sinais de que você está exagerando no açúcar, segundo o especialista.
No entanto, muitas vezes isso se deve ao desconhecimento da quantidade real de açúcar consumida diariamente. É preciso fazer um acompanhamento nutricional detalhado para fiacar atento à quantidade de doces que são ingeridas por dia e evitar problemas como diabetes e gordura no fígado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade