X

CURIOSIDADES

Titanic: expedição ao fundo do oceano mostra onde o navio afundou e como ele está

Neste ano, o filme de James Cameron completa 25 anos de sua estréia

Joe Silva, com informações da Agência Brasil

Publicado em 03/02/2023 às 15:50

Atualizado em 03/02/2023 às 16:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Tripulantes da expedição coletaram dados do navio para pesquisas / Oceangate Expeditions/Divulgação

Exploradores capturaram imagens do Titanic e de como o navio vem se deteriorando no fundo do mar. As últimas fotos e vídeos da embarcação tinham sido feitas 14 anos atrás. A expedição fez cinco mergulhos até os destroços da embarcação, que está a cerca 650 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá, a quase 4 mil metros de profundidade.

Um dos exploradores disse que ficou impressionado com o tamanho do navio. As informações capturadas vão ser usadas para projetar modelos 3D da embarcação e ajudar cientistas a prever como ela vai se dissolver. O Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra para Nova York, nos Estados Unidos em 12 de abril de 1912. Era considerado o navio mais seguro da época, mas, no dia 14, ele bateu em um iceberg e afundou nas primeiras horas do dia 15. No total, 1.557 pessoas morreram no desastre.

Um dos tripulantes da expedição diz que ficou impressionado com o que viu. Vídeo: TV Brasil

 

Aniversário de 25 anos do filme

Em 2023 o filme que contou a história do naufrágio do navio completará 25 anos e para celebrar este marco, o diretor James Camaron recriou uma das cenas mais polêmicas do longa: o trecho no qual Jack e Rose boiam sobre uma porta de madeira. 

Na nova gravação, Camaron admite que Jack caberia em cima do objeto junto com Rose, pois havia espaço na porta. Veja abaixo:

 

Quando e onde o Titanic afundou?

Construído com avançadas tecnologias na Irlanda do Norte era, até então, o maior navio de passageiros do mundo e chegou a ser considerado “inafundável”. 

Mas, na viagem inaugural entre Southampton, na Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos, afundou na madrugada do dia 15 de abril de 1912, após chocar-se com um iceberg no Oceano Atlântico. 

Das 2.223 pessoas que estavam a bordo, 1.517 morreram. É a maior tragédia marítima já registrada em tempos de paz. 

Nos anos seguintes, vários países adotaram medidas de segurança, como novos regulamentos para comunicação entre embarcações e quantidades mínimas de botes salva-vidas. E também foi assinada a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. 

Muito se discutiu sobre as causas da tragédia. Uma das explicações seria que o iceberg não teria sido visto pelos vigílias do mastro que não teriam binóculos.

Outra causa da tragédia apontada pelos especialistas é que o navio possuía um leme considerado pequeno para guiar uma grande embarcação. 

Os destroços do navio só foram descobertos em 1985. Ao contrário do que imaginavam, o navio foi dividido em duas partes. 

A trágica história do transatlântico foi tema de dezenas de documentários e mais de dezessete filmes para cinema e TV. 

O mais famoso de todos, estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Wisnlet, em 1997, é o filme “Titanic”, que conquistou onze das 14 indicações para o Oscar de 1998. 

Foi visto por quase 400 milhões de pessoas. Dirigido por James Cameron, faturou US$ 2,1 bilhões e permaneceu como filme de maior arrecadação da história por doze anos.

Quantas pessoas sobreviveram ao naufrágio do Titanic?

Três dias depois do naufrágio do Titanic, em 18 de abril de 1912, o navio Carpathia aportou em Nova Iorque com 705 sobreviventes da tragédia. A embarcação britânica resgatou pessoas que estavam em 13 botes salva-vidas à deriva em meio a destroços do transatlântico.

O Titanic tinha apenas 20 botes capazes de transportar cerca de metade dos passageiros a bordo. Luxuoso e considerado super seguro, sem chance de afundar, partiu de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, em 10 de abril. Passados quatro dias da viagem inaugural, por volta de 23h40 do dia 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg.

Na primeira meia hora do dia 15, o transatlântico enviou uma mensagem em código morse para o Carpathia, avisando sobre o acidente. O navio britânico havia deixado Nova Iorque no dia 11 de abril com 740 passageiros e seguia em direção a Fiume, que hoje pertence à Croácia.

O operador de rádio do Carpathia, Harold Cottam, repassou as informações ao capitão Arthur Rostrom. E, logo que foi avisado, o comandante mudou o trajeto para atender ao pedido de socorro do Titanic que estava a mais de 50 milhas de distância, cerca de 80 km..

Quando chegou ao local, o transatlântico já tinha afundado. Os sobreviventes que conseguiram embarcar nos botes salva-vidas começaram a ser resgatados às 4h. Os últimos foram acolhidos às 8h.

O Carpathia foi recebido por milhares de pessoas no Pier 54, em Nova Iorque, às 21h15, do dia 18. Até então, não se sabia muitos detalhes sobre o naufrágio já que a empresa dona do Titanic estava blindando a imprensa. Durante o desembarque, repórteres chegaram a oferecer dinheiro em troca de depoimentos dos sobreviventes.

Os tripulantes do Carpathia foram condecorados e considerados heróis pela operação de salvamento.

Onde assistir ao filme Titanic atualmente?

Titanic vai voltar às telonas para a celebração do seu vigésimo quinto aniversário de estreia. Mas caso o espectador prefira assistir ou rever o longa em casa, é possível encontrá-lo nos serviços de streaming como Star+, Prime Video, Google, Disney+ e Apple TV.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas em SP

Prefeitura de SP está com mais de 1.000 oportunidades de emprego

Remunerações variam conforme o cargo aplicado com valores a partir de um salário mínimo

Leilão de veículos

Leilão online em Campinas: mais de 600 veículos disponíveis

São 371 lotes de veículos, incluindo carros e motos com documentação completa, na primeira venda pública online do ano da cidade

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter