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Sistema integra municípios da Região Metropolitana de Belém, com tarifa única, ônibus climatizados e foco em conforto, economia e segurança para quem depende do transporte coletivo no Pará
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Novo sistema integra a Região Metropolitana com segurança, celeridade e menor custo | Bruno Cecim/Agência Pará
Em pouco tempo de funcionamento, o BRT Metropolitano já se consolidou como uma das principais novidades na mobilidade da Região Metropolitana de Belém, conectando cidades vizinhas à capital com um sistema integrado, climatizado e pensado para longos deslocamentos diários.
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Entregue pelo Governo do Pará, o serviço reúne corredores exclusivos, estações de transbordo e integração tarifária, permitindo que o passageiro faça todo o trajeto pagando uma única passagem, com ganho de tempo, previsibilidade e mais conforto no dia a dia.
Com a operação em curso, o BRT Metropolitano passou a ligar municípios como Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém em uma mesma rede. O passageiro paga R$ 4,60 e realiza o transbordo em estações e terminais.
A operação assistida tem ocorrido conforme o cronograma estabelecido com as concessionárias BRT Amazônia e Autopass. Foto: Bruno Cecim/Agência ParáDesde o início da operação, mais de 300 mil passageiros utilizaram o serviço integrado. A implantação é gradual e conta com acompanhamento da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), responsável por monitorar o desempenho do sistema.
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Com tarifa única de R$ 4,60, passageiros economizam até R$ 35 por viagem
De acordo com a Arcon, o BRT começou em regime de operação assistida, fase em que passageiros, motoristas e equipes de atendimento se adaptam a linhas, horários e à nova infraestrutura. O objetivo é testar rotas e corrigir ajustes antes da consolidação definitiva da rede.
É possível pagar uma única passagem, no valor de R$ 4,60, com transbordo em estações e terminais de integração. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará“Isso se faz necessário pelas grandes mudanças estruturais. Portanto, temos que fazer de forma gradativa e responsável, por etapas. Até contrariando a premissa do serviço BRT, que exige racionalização, neste primeiro mês convivemos com o antigo serviço de linhas”, informou Gilberto Barbosa, diretor de Transporte Metropolitano.
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No início, 44 veículos atenderam quatro linhas troncais e cinco alimentadoras. Com a ampliação, a frota chegou a 100 ônibus, sendo 22 elétricos. O reforço puxou a demanda, que já alcança média de 20 mil passageiros por dia, com pico de 25 mil usuários em um único dia de operação.
Além da novidade nas linhas, a tarifa única vem fazendo diferença no orçamento de quem enfrentava viagens longas e caras. Para moradores de Castanhal e Santa Izabel, por exemplo, o BRT se tornou alternativa às vans e serviços que cobram valores bem mais altos pelo mesmo trajeto.
Emissão de cartão: integração entre as linhas gera economia. Foto: Bruno Cecim/Agência Brasil“Veio para melhorar. As pessoas estão elogiando bastante a rapidez, o ar condicionado, os ônibus estão bastante confortáveis. Só temos a agradecer. Para nós, que moramos em Castanhal, pagar R$ 4,60 em uma passagem até o Ver-o-Peso é perfeito. As vans chegam a cobrar até R$ 35,00. É uma diferença bem grande. Parabéns ao governo do Estado”, disse Paulo Cesar da Silva Souza, que reside em Castanhal.
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Frota de 100 veículos e 22 ônibus elétricos atende 20 mil passageiros por dia
O BRT está com 17 linhas ativas, que conectam diferentes bairros da Região Metropolitana Belém. Foto: Bruno Cecim/Agência ParáA pedagoga Luciene Seabra, moradora de Ananindeua, aproveitou o transbordo em um dos terminais para emitir o cartão exclusivo de pagamento. “A emissão foi rápida. Os funcionários são atenciosos, nos trataram muito bem. Além disso, o ônibus é confortável, tem sempre lugar para sentar. Para quem pega ônibus superlotado, está sendo ótimo. A integração entre as linhas é uma economia para a nossa situação financeira, que não está fácil”, disse Luciene.
17 linhas ativas integram 7 municípios em um percurso superior a 70 quilômetros
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O filho, Luciano Seabra, utiliza o BRT para ir à instituição de ensino e percebe ganho de tempo na rotina. “Tenho amigos que utilizam o ônibus, e a gente vem aproveitando a viagem. Alguns são de Benevides e Santa Bárbara, e eles dizem que ficou muito melhor a logística, o tempo de viagem. Conseguem sair mais tarde de casa. Agora, tem horário de almoço antes de ir para escola, pois estudamos à tarde. Com o BRT Metropolitano, espero que isso facilite a vida”, completou o estudante.
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