Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
'Fronteira Guarani' mistura polca, rap, guarânia e reggae em um concerto inédito na CAIXA Cultural São Paulo. | Thamires Mulatinho/Divulgação
A CAIXA Cultural apresenta o concerto 'Fronteira Guarani', um encontro inédito de artistas de Mato Grosso do Sul que compartilham uma unidade sonora singular. No palco, Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos — grupo formado por Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, com o convidado Raphael Vital na viola — criam pontes entre estilos e fronteiras culturais.
Continua depois da publicidade
O espetáculo mescla polca com rock e guarânia com reggae, incorpora rap em guarani e reflete o caldeirão de influências culturais da região sul-mato-grossense, em sintonia com os vizinhos Paraguai e Bolívia.
Inédito no Estado de São Paulo, o show será apresentado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 19h, na CAIXA Cultural São Paulo, localizada na praça da Sé, no Centro da cidade. Os ingressos são gratuitos e limitados a uma unidade por pessoa.
Todos os artistas envolvidos mantêm suas carreiras solo e, desde o ano passado, têm se reunido em palcos de cidades como Curitiba e Campo Grande. O grupo apresenta composições que traduzem o modo de ser do sul-mato-grossense fronteiriço, abordam a preservação do Pantanal e do Cerrado e denunciam a violência contra os povos originários.
Continua depois da publicidade
“O show Fronteira Guarani é uma união de sonoridades e narrativas. Timbres de viola e rima em guarani, reggae e guarânia num espaço de fortalecimento da autoestima e do pertencimento às raízes sul-mato-grossenses e fronteiriças, a partir da vivência e do lugar de fala de cada um”, explica Marina Peralta, diretora musical do espetáculo.
Pioneira na música fronteiriça sul-mato-grossense desde os anos 1970, Alzira E tem canções gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Itamar Assumpção e Zélia Duncan. Nos últimos anos, consolidou-se como uma das compositoras mais respeitadas do país, tornando-se referência para diversos artistas — entre eles, o duo Hermanos Irmãos.
O grupo, formado pelos precursores da 'polca-rock' Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, é conhecido por recriar clássicos da música regional e explorar ritmos ternários típicos da região guaranítica, unindo Brasil, Paraguai e Argentina. No show 'Fronteira Guarani', eles contarão com a participação especial do violeiro Raphael Vital, um dos novos talentos da música sul-mato-grossense.
Continua depois da publicidade
Representando uma nova tradução da fronteira guarani, Marina Peralta e o grupo Brô MCs trazem ao palco a batida do rap e a cadência do reggae. Marina, que ganhou projeção nacional com o sucesso 'Agradece', acumula milhões de reproduções nas plataformas digitais e figura entre os principais nomes da nova música brasileira.
O Brô MCs é reconhecido como o primeiro grupo de rap indígena do Brasil — e o primeiro do mundo a cantar em sua língua nativa. Formado por Bruno Vn, Clemerson Clebs, Charlie CH, Kelvin M’baretê e DJ Jhon, o grupo retrata, em português e guarani, a realidade indígena da fronteira, especialmente dos Guarani Kaiowá das comunidades Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS).
Com uma trajetória marcada por apresentações no Grammy Latino, em Miami, na COP30 e em grandes festivais brasileiros ao lado de artistas como Alok, Xamã e Marina Peralta, o Brô MCs reafirma o protagonismo indígena na cena musical contemporânea.
Continua depois da publicidade
Serviço | Fronteira Guarani
Alzira E, Hermanos Irmãos, Brô MCs e Marina Peralta
Informações: (11) 3321-4400 ou no @caixaculturalsp
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Ingressos: gratuitos e distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, limitado a um ingresso por pessoa
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: fones anti ruídos disponíveis para público autista
Realização: Casa Azul
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade