Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tabela SUS Paulista garante pagamentos até cinco vezes maiores que a tabela nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo realiza, durante o mês de outubro, a campanha Outubro Rosa com o tema “Descobrir é Viver”. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, destacando que, quanto antes ele for identificado, maiores são as chances de cura.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e a detecção precoce pode garantir até 90% de sucesso no tratamento. A iniciativa busca conscientizar as mulheres sobre a realização de exames regulares e o cuidado com a saúde.
Uma das principais ações da campanha é o Programa Mulheres de Peito, que oferece mamografias gratuitas para mulheres em todo o Estado de São Paulo. O programa conta com cinco carretas móveis de mamografia, que percorrem diferentes regiões do estado, levando o exame gratuito.
O atendimento é feito sem necessidade de agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, bastando apresentar RG e Cartão SUS. Já para mulheres entre 35 e 49 anos ou acima de 70, é necessário apresentar também o pedido médico.
Continua depois da publicidade
As carretas itinerantes percorrem distâncias para ampliar o acesso ao diagnóstico e permitir que mais mulheres façam o exame preventivo perto de onde vivem.
Carreta do Programa Mulheres de Peito realizando mamografiasPara mulheres de 50 a 69 anos, há atendimento pelo telefone 0800 779 0000 e mais informações pelo site www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas/saude/outubrorosa. É possível marcar o exame na hora e passar pelo médico só depois.
Outra iniciativa de destaque é a Tabela SUS Paulista, criada para valorizar os atendimentos realizados na rede pública de saúde. O programa garante pagamentos até cinco vezes maiores do que os previstos na tabela nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Continua depois da publicidade
A medida é inédita no Estado e complementa os valores repassados pelo Ministério da Saúde aos hospitais conveniados, utilizando recursos 100% do Tesouro Estadual.
Com esse reforço financeiro, as unidades de saúde conseguem ampliar o número de exames, consultas e tratamentos, tornando os atendimentos mais ágeis e eficientes.
O investimento adicional do Governo de São Paulo fortalece a rede pública e reafirma o compromisso em oferecer cuidado integral, acolhimento e diagnóstico precoce — especialmente no combate ao câncer de mama.
Continua depois da publicidade
Tabela SUS Paulista com valores atualizados por examesCom a Tabela SUS Paulista, o atendimento à mulher ganha mais qualidade e agilidade.
A mensagem central da campanha reforça que o autocuidado salva vidas. Ao incentivar as mulheres a buscarem informações, realizarem exames e prestarem atenção aos sinais do corpo, o Governo do Estado de São Paulo promove uma cultura de prevenção e atenção à saúde feminina.
Durante todo o mês de outubro, monumentos, prédios públicos e espaços culturais em todo o estado estarão iluminados de rosa, como símbolo de solidariedade, empatia e esperança.
Continua depois da publicidade
O movimento Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar que descobrir cedo é viver mais — e que cuidar da saúde é um gesto de amor consigo mesma e com quem se ama.
Para mais informações sobre as ações do Outubro Rosa e o cronograma das carretas do Programa Mulheres de Peito, acesse o portal www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas/saude/outubrorosa
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade