últimas notícias

Grande São Paulo

Atendimentos por telefone e WhatsApp auxiliam moradores a tirar dúvidas e serem orientados e acompanhados sem sair de casa
Atendimentos por telefone e WhatsApp auxiliam moradores a tirar dúvidas e serem orientados e acompanhados sem sair de casa
Foto: RICARDO LIMA/PMTS

Serviço de Pré-Consulta Virtual já orientou mais de mil moradores de Taboão da Serra contra o coronavírus

Atendimento telefônico funciona todos dos dias da semana, das 7h às 19h, e orienta moradores com ou sem sintomas de coronavírus

A Prefeitura de Taboão da Serra divulgou que mais de 1 mil atendimentos já foram feitos através do Serviço de Pré-Consulta Virtual. A medida foi lançada pela Administração no último dia 19 de março e em cinco dias, 1025 pessoas foram atendidas pela central telefônica e receberam orientações de como agir em relação ao coronavírus. O serviço funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Os interessados podem ligar no telefone (11) 4788-5624.

“Está sendo muito eficiente e elucidativo. As pessoas que nos ligam ficam contentes com as informações que recebem. O atendimento telefônico evita que estas pessoas saiam de suas casas e busquem uma unidade de saúde sem necessidade”, diz o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

PROCEDIMENTOS.

O serviço conta com uma equipe que orienta como melhor agir. “Pelo telefone, a gente orienta os moradores a resolver os problemas. Porém, se for preciso o atendimento presencial, a pessoa é encaminhada, seja para a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou para um dos nossos Prontos Socorros”, complementou o prefeito Fernando Fernandes.

Caso o paciente seja orientado para ir a uma UBS, ele passa por triagem na porta da unidade. Se o caso é leve, recebe as devidas orientações e volta para casa. Caso seja um paciente com suspeita de coronavírus, o atendimento é feito em local separado na unidade e lá é decidida qual a melhor conduta. A decisão é tomada com base na avaliação dos sintomas apresentados e dos riscos que o paciente possa ter.

De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, pacientes com febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar um dos prontos socorros, seja a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Akira Tada ou o Pronto Socorro Municipal (Antena).

CASOS LEVES.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 80% das pessoas que contraem o coronavírus serão casos considerados leves. Isto é, pessoas que podem ser acompanhadas e tratadas em casa.

Para situações como esta Taboão da Serra criou um grupo de monitoramento que acompanha os casos suspeitos. “Todos os dias ligamos para estes pacientes suspeitos para saber como estão e damos as novas orientações de acordo com o que eles relatam que estão sentindo”, explica a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. “A equipe liga para todos os pacientes e acompanham cada caso até o fim de seus sintomas ou elucidação da situação”, completa.

Comentários

Tops da Gazeta