últimas notícias
A ação começou no dia 25 de abril com objetivo de testar 10 mil pessoas
A ação começou no dia 25 de abril com objetivo de testar 10 mil pessoas
Foto: Eric Romero/PMSCS

São Caetano prorroga testagem em massa

A data de realização de testes rápidos para o novo coronavírus no sistema drive-thru foi prorrogada até o dia 9 de maio

A testagem em massa de comerciantes e comerciários foi prorrogada até o dia 9 de maio. A ação começou no dia 25 de abril com objetivo de testar 10 mil pessoas, criando um mapeamento para que o setor retome as atividades se o Estado decidir flexibilizar a quarentena.

O anúncio foi feito pelo prefeito José Auricchio Júnior em uma live, que teve a participação da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone. “A testagem em massa e o isolamento social são os pilares do combate ao coronavírus. Ampliando ambos teremos um melhor controle da pandemia na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A testagem acontece com a pessoa dentro do carro, no sistema drive-thru e o resultado sai em poucos minutos. No local de testagem, há uma distribuição de álcool em gel e máscaras.

Para conseguir realizar o teste, comerciantes e comerciários devem apresentar documento pessoal e documentação que comprove atuação no comércio da cidade (cópia do Contrato Social, Cartão CNPJ, Carteira de Trabalho, holerite ou crachá funcional).

Proprietários e funcionários de estabelecimentos de Beleza e Estética deverão comprovar o trabalho por meio do Cartão CNPJ e Contrato Social, MEI ou Carteira Profissional. Taxistas deverão apresentar a licença municipal e os motoristas de aplicativos, o cadastro na empresa e o Cartão São Caetano ou o comprovante de endereço.

Além de comerciantes e comerciários, profissionais de Saúde, agentes de Segurança, assistentes sociais, funcionários de cemitérios e fiscais da Prefeitura também conseguem realizar o teste.

O teste rápido indica se o paciente gerou anticorpos para o novo coronavírus e o resultado positivo indica que o testado teve a infecção, mas que o organismo criou a defesa contra o vírus.

Os resultados positivos são representados pelas letras IgM (que indica uma infecção mais recente, mas de, ao menos, 4 dias) e IgG (a partir do 13º dia da infecção).

TESTAGEM DOMICILIAR.

A prefeitura de São Caetano, junto com a USCS, criou o Programa de Testagem Domiciliar. O morador deve realizar um cadastro no site coronasaocaetano.org ou ligar para o Disque Coronavírus (0800 774 4002).

Após uma avaliação, o paciente poderá receber um kit de auto coleta em casa para o exame PCR. O material é coletado e levado para análise no Instituto de Medicina Tropical da USP, e o resultado fica pronto em até 48 horas.

Diferente do teste rápido, o resultado indica doença ativa e o morador é monitorado a distância e inclusive, presencialmente, quando necessário.

Comentários

Tops da Gazeta