A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 11 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Diadema quer contratar mais 15 leitos de UTI de hospitais privados

Atualmente, o município conta com 20 leitos de UTI e 58 de enfermaria; a prefeitura tenta um acordo com hospitais particulares para a contratação de mais leitos de UTI

Matheus Herbert

14/05/2020 às 11:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
-

- | Gazeta de S.Paulo

Devido ao crescimento de casos do novo coronavírus em Diadema, a prefeitura tenta um acordo com hospitais particulares para a contratação de mais 15 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No momento, o município do ABC Paulista possui 20 leitos de UTI e 58 leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Continua depois da publicidade

De acordo com o Centro de Pesquisas ABC Dados, que reuniu informações até o dia 12 de maio, a região contava com 3.090 casos confirmados de Covid-19 e 290 mortes causadas pelo vírus. A média de letalidade na região estava em 9,4% no dia 12. Entretanto, Diadema possui uma das médias mais baixas da região, com 8,5% de letalidade.

A cidade regista, de acordo com o ABC Dados, 458 casos confirmados do novo coronavírus e 39 mortes, totalizando 108,8 notificações por 100 mil habitantes. Diadema possui 420.934 moradores.

Em entrevista ao “Diário Regional”, o secretário de Saúde de Diadema, Luís Cláudio Sartori, ressaltou que o isolamento social é a principal medida para achatar a curva de infecção pela Covid-19. “Estudos e experiências de outros países apontam que a queda nas taxas de isolamento social tem impacto no aumento do contágio, sendo percebido dentro de duas semanas, com base no intervalo de tempo de 14 dias do período de incubação. A transmissão do vírus em Diadema não está controlada e o sistema municipal de saúde ainda não está detectando adequadamente as pessoas com Covid-19, por isso a importância da medida”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O secretário revelou ainda, que ainda não há um planejamento federal ou estadual para a realização de testes em amostra representativa da população. “A imunidade de rebanho não irá acontecer tão cedo e, reforçando, não há suficiente alinhamento da política de prevenção entre o nível federal e estadual para garantir ações coordenadas e mais efetivas”, afirmou.

ATENDIMENTO.

No município, o Hospital Municipal é a principal referência no atendimento de casos suspeitos ou confirmados da doença. O atendimento é realizado 24h e também recebe pessoas com sintomas para triagem no Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado e Pronto Atendimento Paineiras, bem como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos casos de menor gravidade.

Continua depois da publicidade

Para outros atendimentos, os moradores podem ir ao Ambulatório de Especialidades do Quarteirão da Saúde.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados