últimas notícias

Grande São Paulo

Até a tarde de quarta-feira, 20, a cidade contabilizava 338 casos confirmados de coronavírus e 48 óbitos
Até a tarde de quarta-feira, 20, a cidade contabilizava 338 casos confirmados de coronavírus e 48 óbitos
Foto: FREEPIK

Taboão da Serra inicia testagem para coronavírus

Administração usa o método RT-PCR, considerado o mais eficaz já que rastreia o material genético do vírus; trabalhadores da saúde, segurança e pessoas com sintomas de gripe com mais de 60 anos poderão fazer o teste

A Prefeitura de Taboão da Serra ampliou o grupo de pessoas que poderão fazer testes para detectar o novo coroanvírus (Covid-19). O programa de testagem começou na última segunda-feira, dia 18. A Secretaria de Saúde vai usar o método RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a infecção, já que rastreia o material genético do vírus Sars-CoV-2.

Segundo a secretaria de Saúde, além dos pacientes internados, trabalhadores da saúde e da segurança que já fazem o teste, o programa também está atendendo todas as pessoas com sintomas de gripe que tenham mais de 60 anos e pessoas com problemas de saúde como por exemplo: doenças cardíacas, quem já teve derrame, doenças respiratórias crônicas, doença renal, diabetes.

Também estão nesse grupo pessoas em situação de rua, trabalhadores de segurança, de limpeza pública e de transporte público.

De acordo com a Prefeitura, as pessoas com sintomas de gripe devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o Hospital de Campanha para realizar o exame.

Até a tarde de quarta-feira, 20, a cidade contabilizava 338 casos confirmados de coronavírus e 48 óbitos.

ATENDIMENTO.

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra tem um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.

TESTE RT-PCR.

Nesse tipo de exame, coloca-se um cotonete na boca ou no nariz da pessoa a ser examinada. A análise da amostra em laboratório aponta se o paciente está ou não infectado com o vírus.

Esse método é considerado o mais eficaz porque consegue detectar o vírus logo após a aparição dos primeiros sintomas.

 

Comentários

Tops da Gazeta