Entre em nosso grupo
2
Estudo testa a Nitazoxanida contra o coronavírus; cidade procura 500 voluntários
16/06/2020 às 11:37
Continua depois da publicidade
Pacientes com sintomas leves da doença que passarem pelo atendimento montado na rua Saldanha Marinho estão sendo convidados para o experimento | Eric Romero/PMSCS
São Caetano do Sul foi escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) para um estudo clínico contra a Covid-19 usando o remédio Nitazoxanida. A última etapa da pesquisa será realizada com voluntários, com o objetivo de testar a eficácia do remédio.
Continua depois da publicidade
Na última sexta-feira (12), o ministro Marcos Pontes visitou o município para promover a ação “500 Voluntários Já”. “Precisamos envolver 500 pacientes para que o estudo seja concluído o quanto antes”, destacou Pontes.
“Queremos apresentar ao Brasil e ao mundo que este remédio, identificado por pesquisadores brasileiros com recursos do governo federal, é capaz de combater o vírus e salvar vidas”, completou o ministro.
Para o prefeito José Auricchio Júnior, é uma satisfação a cidade ajudar na busca de uma solução contra o vírus “Estamos enfrentando uma crise sanitária sem precedentes no mundo contemporâneo. A Covid-19 é uma doença traiçoeira, que tem tirado muitas pessoas do nosso convívio. Esperamos que, na maior brevidade, possamos ter uma droga para a redução de sua carga viral”, informou Auricchio Júnior.
Continua depois da publicidade
Pacientes com sintomas leves da doença que passarem pelo atendimento montado na rua Saldanha Marinho estão sendo convidados para o experimento.
O paciente é acompanhado por oito dias, com o medicamento administrado por cinco deles. “Em alguns casos, a pessoa poderá apresentar algum sintoma leve por conta do uso da Nitazoxanida, especialmente gastrointestinal, mas este é um protocolo seguro com relação a efeitos colaterais”, disse o diretor técnico do Hospital Albert Sabin e coordenador do estudo em São Caetano, Marco Cezário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade