últimas notícias
Os testes são realizados de segunda a quinta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra
Os testes são realizados de segunda a quinta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra
Foto: RICARDO VAZ/PMTS

Taboão já realizou mais de 7 mil testes para diagnosticar coronavírus

De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, os exames são realizados em quem apresenta os sintomas da doença; cidade registra 137 mortes pelo vírus

O município de Taboão da Serra já realizou mais de sete mil testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi passada pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB), em um vídeo divulgado em suas redes sociais na última sexta-feira.

Os testes são realizados de segunda a quinta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra no período da manhã. O ideal é que seja feito entre o 3º e 7º dia após aparecer os sintomas.

“Já realizamos mais de 7 mil exames entre testes rápidos e o PCR, aquele do cotonete. Todas as nossas unidades de saúde realizam esse exame de segunda a quinta-feira, no período da manhã”, disse Fernandes. O exame RT-PCR é considerado o mais eficaz para detectar a infecção, já que rastreia o material genético do vírus.

Ainda segundo o gestor, “esse exame é considerado o padrão ouro para o diagnóstico, e é importante que seja feito entre o terceiro e sétimo dia de quando você começou a sentir sintomas para ter o melhor resultado”.

Fernandes anunciou que todos os funcionários que estão na linha de frente, ou seja, equipes da saúde, da segurança e de serviços essenciais, já foram testados. “E a partir dessa próxima semana faremos nova rodada de testagem desses profissionais”, revelou.

O prefeito também falou sobre o estudo que está sendo realizado na cidade, que teve início na última quarta-feira, dia 24. “Na quarta-feira iniciamos um estudo para entender como esse vírus está distribuído nas diferentes regiões da cidade. Em dois dias realizamos 1.042 testes rápidos, em cinco lugares diferentes. E tivemos 66 exames positivos”.

Segundo Fernandes, “os testes não são feitos em cada bairro mas sim, em lugares de grande movimento, que recebem pessoas daquela região. Agora, nossa equipe da saúde vai analisar os resultados dessa etapa para definir os próximos lugares onde faremos os outros 1.000 testes previstos”.

“E esse estudo é muito importante não só para definirmos novas ações, mas também para entendermos o que aconteceu após a flexibilização da quarentena e termos mais informações para darmos os próximos passos”, finalizou Fernandes.

DADOS.

No balanço oficial da Prefeitura de Taboão da Serra divulgado na manhã desta segunda-feira, a cidade contabilizava 137 óbitos por coronavírus e 1.099 casos confirmados. O boletim também apontava que 611 pacientes se curaram do vírus e 1.107 casos foram descartados.

Comentários

Tops da Gazeta