últimas notícias
A nova medida foi divulgada na última quinta-feira pelo prefeito da cidade, José Auricchio Júnior
A nova medida foi divulgada na última quinta-feira pelo prefeito da cidade, José Auricchio Júnior
Foto: Divulgação

Animais castrados serão microchipados em São Caetano

Microchip de identificação equivale a um grão de arroz e será implantado pelo veterinário

Todos os cães e gatos que forem castrados na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, sairão microchipados da clínica. A nova medida foi divulgada na última quinta-feira pelo prefeito da cidade, José Auricchio Júnior. Segundo a Administração, será um microchip de identificação, que equivale a um grão de arroz e será implantado pelo veterinário.

“Temos investido em vários programas de posse responsável e saúde animal. A microchipagem já é utilizada em muitos países porque, além de disseminar a guarda responsável, oferece segurança aos proprietários do pet”, destacou o prefeito.

“O animal microchipado, quando resgatado e levado a qualquer clínica, é identificado por meio de um aparelho que faz a leitura do chip. Todas as informações de seu tutor (nome, telefone e endereço) aparecem no sistema”, ressaltou a veterinária Bianca Pechinin.

Alguns donos de gatos procuram o Programa para localizar seus gatos, pois esses animais apresentam uma maior incidência de fuga. “Um gato se perdeu dez dias após realizarmos o procedimento de castração. Ele foi encontrado atropelado, com a costela quebrada. Recuperou-se, perdeu-se novamente e nunca mais foi encontrado. Por outro lado, temos o caso de um cãozinho chipado que recentemente foi encontrado, teve sua proprietária rapidamente localizada e, em meia hora, ela já estava com seu pet”, disse o coordenador do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, Marcus Chuck.

PROGRAMA.

O programa foi lançado em novembro de 2019 e mais de 350 castrações foram realizadas – cerca de 70 procedimentos por mês. Aqueles que resgatarem animais na cidade (protetoras independentes, pessoas que adotarem animais em feiras, além de famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura), podem fazer a castração de seus pets.

CADASTRO.

Para participar do projeto é preciso fazer um pré-cadastro pelo e-mail [email protected] com informações básicas como o nome, endereço, telefone, dados do animal (cão ou gato), idade, peso aproximado, sexo e raça.

Comentários

Tops da Gazeta