X

OPERAÇÃO 1791

Polícia prende quadrilha que roubava cloro para tratar água de 28 milhões de paulistas

Mandados foram cumpridos em São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Pires e em quatro cidades do litoral paulista

Kelly Amorim

Publicado em 14/07/2020 às 11:48

Atualizado em 14/07/2020 às 17:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Um dos galpões com produtos de limpeza que usam cloro desviado da Sabesp / Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil de Santo André, no ABC Paulista, prendeu na manhã de ontem ao menos doze pessoas acusadas de desviarem hipoclorito de sódio (cloro) usado no tratamento de água para mais de 28 milhões de paulistas. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão na capital paulista e em mais seis cidades da região metropolitana de SP e do litoral. Segundo a polícia, os desvios eram feitos há cerca de um ano por meio da transportadora contratada.

Os mandados da Operação 1791 foram cumpridos em São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Pires, Praia Grande, Cubatão, Santos e São Vicente, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Leia mais:

Parte da carga desviada foi localizada em um galpão com alguns produtos de limpeza. A investigação aponta que os produtos químicos tenham sido feitos com esse produto desviado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Ainda de acordo com as investigações, a transportadora contratada tinha a responsabilidade de levar o cloro do fabricante até as estações de tratamento da Sabesp, mas parava no meio do caminho. Nesses pontos, os criminosos roubavam o cloro e o substituíam por água.

Até às 12h desta terça-feira (14), doze pessoas haviam sido presas, entre elas motoristas dos caminhões e receptadores. Além disso, a Polícia também tinha apreendido 18 mil litros de hipoclorito de sódio e seis mil litros de soda cáustica. A junção do hipoclorito e a soda é usada para purificar a água e a tornar potável.

"A Sabesp vai acompanhar as investigações e os desdobramentos do caso e tomará todas as medidas judiciais para ressarcimento de eventuais prejuízos junto a esses fornecedores. A Companhia esclarece ainda que a água tratada é analisada em laboratórios antes da entrega ao consumidor, o que assegura sua qualidade, sem riscos para o consumo", disse em nota a Sabesp.

PROCESSO.

A investigação começo em 2019, quando a polícia recebeu a denúncia de que uma empresa responsável por transportar o produto para 120 estações de tratamento de água estava desviando a carga para empresas clandestinas.

Os investigados poderão ser indiciados por furto, receptação e organização criminosa. No entanto, há um agravante pois os crimes cometidos são contra a saúde pública.

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casos de dengue na Capital

Apenas dois bairros de SP não enfrentam epidemia de dengue; saiba quais

Segundo dados do painel de monitoramento da dengue os casos da doença na capital somam os 205.121

LIBRAS

4 livros infantis em libras

Para quem tem interesse na Língua Brasileira de Sinais, há livros para crianças que sinalizam ou estão aprendendo; veja

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter