últimas notícias
Passageiros de ônibus de São Caetano do Sul têm a temperatura aferida e se houver alteração é realizado o teste contra o coronavírus
Passageiros de ônibus de São Caetano do Sul têm a temperatura aferida e se houver alteração é realizado o teste contra o coronavírus
Foto: Divulgação

São Caetano já testou um terço da população contra o coronavírus

Até a última quinta-feira (23), 54.097 testes foram realizados, o equivalente a 33,5% da população do município

São Caetano do Sul, cidade do ABC paulista, já testou mais de um terço dos moradores contra a Covid-19. Até a última quinta-feira (23), 54.097 testes foram realizados em cinco programas de testagem da prefeitura, pacientes internados e servidores públicos. O número equivale a 33,5% da população do município.

“A testagem em massa nos permite mapear o comportamento do coronavírus. Com isso, além de protegermos os nossos moradores, conseguimos adotar ações assertivas no combate à covid-19, sempre na busca do objetivo maior, que é salvar vidas”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior. “Estamos atravessando a pior crise sanitária do mundo contemporâneo. É fundamental que todos continuem se protegendo”, completa o prefeito.

TESTES.

O primeiro programa lançado foi o “Domiciliar”, que é destinado a moradores com sintomas do coronavírus. Aqueles que sentirem alguns dos sintomas devem ligar para o Disque Coronavírus (0800 774 4002) ou acessar o site coronasaocaetano.org.

Se a suspeita da doença for confirmada, o munícipe recebe um kit de autocoleta para o exame PCR e o material é enviado para a USP – o resultado é divulgado em até 48 horas.

A Administração também lançou um sistema de testagem “Drive Thru” - na Garagem Municipal, na avenida Presidente Kennedy 2.100. O resultado fica pronto em 15 minutos. A testagem é direcionada aos idosos, conforme agendamento no site saocaetanodosul.sp.gov.br/coronavirus.

Já as “Barreiras Sanitárias”, uma ação pioneira no ABC, foram montadas em bloqueios de trânsito em 15 bairros diferentes da cidade. Para não gerar aglomeração, os postos de testagem não são divulgados. Motoristas e passageiros que apresentam alterações na temperatura e no nível de oxigênio realizam o teste rápido no local.

A prefeitura também realizou testagens em habitações coletivas e através de um programa de pesquisas realizadas por agentes de saúde. Mais informações podem ser obtidas no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

BALANÇO OFICIAL.

Até a tarde de domingo (26) a cidade de São Caetano do Sul contabilizava 2.503 casos confirmados de coronavírus e 121 óbitos confirmados.

Comentários

Tops da Gazeta