últimas notícias
Osasco regrediu para fase laranja do Plano SP; prefeitura diz que vai manter o comércio aberto, apesar da recomendação estadual
Osasco regrediu para fase laranja do Plano SP; prefeitura diz que vai manter o comércio aberto, apesar da recomendação estadual
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress

Três das sete cidades da região oeste rebaixadas no plano de flexibilização não vão acatar reclassificação, dizem prefeitos

Osasco, Barueri e Itapevi afirmam que vão pedir reavaliação ao governo do estado e judicializar a questão para se manterem na fase amarela do Plano São Paulo

Três das sete cidades que compõem a região oeste da Grande SP rebaixadas para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização disseram que não vão respeitar a decisão. As prefeituras de Osasco, Barueri e Itapevi não receberam bem a notícia e divulgaram que não vão seguir a determinação do governo estadual.

As três administrações que estavam na fase amarela disseram que vão manter o comércio aberto, mesmo com a recomendação do governo do estado para adoção de medidas mais restritivas. O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), afirmou que vai pedir reavaliação das cidades ao Comitê de Contingência do Coronavírus de SP e também judicializar a questão.

“O Plano São Paulo determinou que Osasco está individualmente na fase amarela, então, vamos seguir isso. Vamos pedir uma reconsideração tanto para o Governo do Estado de SP, quanto para o poder judiciário para usar, permanecer na fase amarela, não na fase laranja, que é uma fase regional e não municipal”, disse Lins.

“Enquanto não tiver nenhuma manifestação contraria a isso, vou obedecer a classificação da cidade de Osasco. Eu não respondo pela região. No Plano São Paulo, Osasco está classificado com uma nota número 3, que deixa a cidade na fase amarela”, argumenta o prefeito.

Já o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), postou um vídeo nas redes sociais falando sobre o assunto. “Fui surpreendido porque todas as exigências estabelecidas pelo estado estamos cumprindo rigorosamente. Estamos abaixo dos índices que eles exigem, que a gente tem que permanecer na fase amarela. Dos seis itens que o estado estabelece, três deles nos coloca numa fase 3 verde. Não tem nenhuma razão para estar na cor laranja. Aqui em Barueri nós vamos permanecer na cor amarela por decreto meu”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Itapevi também não concordou com a reclassificação e recorreu à Justiça no sábado (8) para continuar na fase amarela.

RECLASSIFICAÇÃO.

A região Oeste da Grande São Paulo é formada pelos municípios de: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Todas as cidades foram reclassificadas para a fase laranja.

Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus decidem nos próximos dias se ficam ou não na fase laranja. Jandira disse que está com os indicadores da fase verde e que não espera regredir. Carapicuíba ainda avalia os dados da saúde.

Segundo o governo paulista, as sete cidades foram rebaixadas por conta do aumento do número de mortes e casos confirmados da Covid-19 na região.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta