últimas notícias
A unidade está localizada na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona; atendimento será de segunda a sexta-feira
A unidade está localizada na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona; atendimento será de segunda a sexta-feira
Foto: Divulgação/PMSCS

São Caetano vai acompanhar pacientes que ficaram com sequelas após a Covid-19

A expectativa é que cerca de mil pacientes passem pela unidade de reabilitação

Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, iniciou os atendimentos no Ambulatório Municipal de Acompanhamento e Reabilitação Pós-Covid, unidade que acompanhará casos de munícipes que ficaram com sequelas após sofrimentos no organismo em decorrência do no novo coronavírus.

O tempo para a reabilitação completa dos pacientes da Covid-19 é tema de estudo em vários países. “São características e sequelas diferentes que incluem dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, fadiga, tosse crônica, perda excessiva de peso e dificuldade de se locomover, dentre outros. Até problemas neurológicos têm sido observados”, disse a secretária de saúde, Regina Maura Zetone.

São Caetano iniciou uma busca baseada no cadastro de todos os pacientes que foram internados ou diagnosticados com Covid-19. A expectativa é que cerca de mil pacientes passem pela unidade e sejam acompanhados pela equipe multiprofissional composta por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros, durante o processo de reabilitação.

Atendimento

O paciente precisará passar por uma triagem para ser atendido. Em seguida, aqueles que apresentarem sequelas causadas pela Covid-19 serão encaminhados para um especialista.

“Uma parcela significativa dos pacientes que deixam os hospitais precisa ter continuidade no tratamento. Muitos têm enfraquecimento muscular devido à falta de mobilidade e alimentação controlada; quanto mais tempo de internação, maior a perda de massa muscular e peso”, afirmou Zetone.

A unidade está localizada na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona. O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta