últimas notícias
No primeiro turno, Engenheiro Daniel (à dir.) terminou em primeiro, recebendo 46.350 votos e Aprígio, obteve 44,400 votos
No primeiro turno, Engenheiro Daniel (à dir.) terminou em primeiro, recebendo 46.350 votos e Aprígio, obteve 44,400 votos
Foto: Eduardo Toledo/Portal O Taboanense

Taboão da Serra escolhe hoje o seu prefeito: Engenheiro Daniel ou Aprígio?

Cidade com 217 mil eleitores tem segundo turno pela primeira vez

Os 217.479 eleitores de Taboão da Serra escolhem neste domingo, dia 29, o novo prefeito que irá comandar a cidade até o final de 2024. Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprígio (Podemos) irão pela primeira vez na história disputar o segundo turno no município. O horário da votação começa às 7h e vai até às 17h.

No primeiro turno, realizado no dia 15, quando disputaram nove candidatos, Engenheiro Daniel terminou em primeiro, recebendo 46.350 votos. Já Aprígio, obteve 44,400 votos, uma pequena diferença de 1.950 votos, o que deixa a disputa aberta nesse segundo turno em Taboão da Serra.

Engenheiro Daniel tem 37 anos, formado em engenharia civil, trabalhou nos últimos três anos como secretário de manutenção de Taboão da Serra e está é a primeira eleição que ele disputa. Contando com o apoio do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e da deputada Analice Fernandes (PSDB) promete fazer uma administração moderna e inovadora. Seu vice é o vereador Cido da Yafarma.

Já Aprígio tem 68 anos, é empresário, presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova e foi vereador por dois mandatos em Taboão da Serra e atualmente é deputado estadual. Já disputou duas vezes a eleição para prefeito, mas não venceu em nenhuma delas. Conta com o apoio dos deputados do seu partido, entre eles a deputada federal Renata Abreu (Podemos). Seu vice é José Vicente Buscarani, que já foi prefeito da cidade por duas vezes.

Nos últimos 15 dias, tanta Aprígio quanto Engenheiro Daniel disputaram o apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno. Eduardo Nóbrega, que terminou em terceiro, com mais de 31 mil votos, declarou apoio a Aprígio. Já Engenheiro Daniel recebeu o apoio de Vitor Medeiros, do PL, do vereador Johnatan Noventa e do atua vice-prefeito Laércio Lopes.

O próximo prefeito terá enormes desafios. Taboão da Serra é a cidade com maior adensamento demográfico do Brasil, são mais de 14 mil habitantes por quilometro quadrado. A pandemia dificulta a administração, em 2021, além da provável vacinação contra o coronavírus, o próximo administrador da cidade terá que lidar com a volta às aulas em um cenário ainda incerto.

O próximo prefeito terá um orçamento de 882 milhões de reais, o maior de toda a história. Outro desafio que fará parte da legislatura que se inicia em 2021 é a mudança do perfil econômico de Taboão da Serra. Diversas indústrias buscam outras localidades e basicamente o município cresce na prestação de serviços. A qualificação da mão de obra é cada vez mais importante.

Comentários

Tops da Gazeta