últimas notícias
Estudo mostra eficiência de até 73,8% da CoronaVac em equipe do HC-SP
Estudo mostra eficiência de até 73,8% da CoronaVac em equipe do HC-SP
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Vacinação contra a Covid-19 em Taboão da Serra começa na próxima semana

Os profissionais que trabalham na área da saúde serão os primeiros a serem vacinados e as doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A Prefeitura de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, divulgou que vai iniciar na próxima segunda-feira, 25, a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Os profissionais que trabalham na área da saúde serão os primeiros a serem vacinados e as doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ainda segundo a Administração, “o Plano Municipal de Imunização foi aprovado com louvor pelo governo do Estado de São Paulo e nos próximos dias será divulgado o cronograma municipal”.

Estão previstas a vacinação de 90 mil taboanenses dos grupos prioritários, como são duas aplicações, o município receberá do governo do Estado 180 mil doses.

O prefeito Aprígio (Podemos) comemorou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/Aztrazeneca. “Dia especial para todos nós brasileiros. Estou muito feliz com a aprovação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Taboão está preparado para esse momento. Nosso Plano Municipal de Imunização foi aprovado com louvor e a previsão é vacinar 90 mil taboanenses dos grupos prioritários”.

Já o secretário de Saúde, Dr. José Alberto Tarifa, disse que a operação do plano logístico para aplicação das vacinas será iniciado assim que as doses chegarem no município. “A prioridade é imunizar os nossos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, por isso, fazemos o pedido para as pessoas aguardarem o cronograma, não é momento de ir até o posto de saúde, vamos obedecer o calendário e iniciar pelos grupos prioritários”.

Aplicação das vacinas

As vacinas serão aplicadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde que terão os horários de atendimento ampliados até às 20h. Entre às 17h e 20h, serão realizadas apenas atividades relacionadas à vacinação dos grupos propostos e prioritários a cada período previsto no cronograma de vacinação.

Como estratégias adicionais a Prefeitura de Taboão poderá utilizar escolas próximas às UBSs; vacinações aos finais de semana; além da vacinação em locais de alta concentração de pessoas como empresas, condomínios, igrejas entre outros.

Quais são os grupos prioritários?

Os primeiros a receber as vacinas são os idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19. Essas pessoas vão receber a imunização nos locais em que as prefeituras determinarem. 

Comentários

Tops da Gazeta