Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
E são as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade que atraem inúmeros turistas para o município | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O município de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora hoje, dia 18 de fevereiro, 62 anos de emancipação política-administrativa. Com uma população estimada em 276 mil e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade considerada jovem enfrenta dificuldades de grandes metrópoles. A cidade é administrada desde o ano de 2017 por Ney Santos, do Republicanos.
Continua depois da publicidade
O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro histórico.
Leia mais:
E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade que atraem inúmeros turistas para o município. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111, e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.
Continua depois da publicidade
Homenagem
Para prestar homenagem aos 62 anos do aniversário, a Banda Municipal disponibilizará às 10h desta quinta-feira, uma apresentação musical na página do Facebook da Prefeitura.
História
Continua depois da publicidade
A autonomia conquistada após à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.
A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.
Continua depois da publicidade
Em 2011, por meio de plebiscito, os moradores decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade