últimas notícias
últimas notícias
Nova variante do coronavírus é detectada em Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo
Nova variante do coronavírus é detectada em Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo
Foto: REPRODUÇÃO

Nova variante do coronavírus é detectada em Itapecerica da Serra

Em Itapecerica, a variante B.1.318, encontrada na Suécia e também no Reino Unido, foi detectada em um caso de um morador do município

Os pesquisadores do Butantan detectaram recentemente a existência de três novas variantes do vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19, entre os testes diagnósticos realizados no Instituto. Um dos casos foi registrado em Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo.

Leia mais: 

Em Itapecerica, a variante B.1.318, encontrada na Suécia e também no Reino Unido, foi detectada em um caso de um morador do município. De acordo com o Instituto, ainda é cedo para dizer, porém, se ela é mais transmissível ou mais agressiva do que as variantes brasileiras já amplamente descritas, a P1 e a P2.

Além da variante encontrada em Itapecerica da Serra, duas outras novas cepas foram encontradas, uma delas na Baixada Santista (B.1.351, variante sul-africana, já identificada em Sorocaba) e outra em Jardinópolis (N9, uma mutação da P1, a variante amazônica, já encontrada em vários outros estados). O texto conta com informações do “Portal O Taboanense”.

Eficácia da CoronaVac frente às novas cepas

Conforme estudo divulgado pela Sinovac, farmacêutica chinesa parceira do Butantan na produção da CoronaVac, a vacina é eficaz contra a mutação D614G do vírus SARS-CoV-2, que predomina atualmente no mundo e é comum às linhagens B.1.1.28 (da qual derivam as variantes P.1, amazônica, e P.2, surgida no Rio de Janeiro) e B.1.1.33 (da qual deriva a variante N9).

Além disso, dados iniciais de um estudo preliminar realizado em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo apontam que a vacina do Butantan é capaz de combater as variantes P.1 (também conhecida como amazônica) e P.2 (do Rio de Janeiro).

Vacinação em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra iniciou a vacinação contra Covid-19 para os idosos de 64 anos ou mais. A imunização é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família de Itapecerica da Serra, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Para se vacinar é preciso estar portando RG, cartão SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação, caso possua.

A Campanha de Vacinação contra Covid-19 teve início na cidade no dia 20 de janeiro. Até o dia 23 de abril, data da última atualização, 15.924 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina e 8.611 foram imunizadas com a segunda dose.

Comentários

Tops da Gazeta

iv class="publicidade retangulo">

Tops da Gazeta