Publicidade

X

SANTO ANDRÉ

Morte de pacientes no ABC por falta de oxigênio ocorreu por falha no sistema de 'backup'

Segundo os responsáveis pela AME Santo André, a comunicação entre sistemas de 'backup' não funcionou e, por conta disso, faltou oxigênio; vítimas estavam internadas com Covid-19 na UTI

Matheus Herbert

Publicado em 02/06/2021 às 11:53

Atualizado em 04/06/2021 às 18:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, no ABC / /Reprodução/TV Globo

Um problema no sistema de oxigênio no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, no ABC Paulista, provocou a morte de três pacientes na terça-feira (1°). De acordo com a direção do hospital, uma falha de comunicação entre os sistemas de "backup" provocou a interrupção no fornecimento de oxigênio da unidade.

Há dez dias, a AME Santo André é abastecida por uma usina de oxigênio com capacidade pra fornecer o gás para 23 leitos. Segundo a direção do hospital, a usina tem dois "backups", mecanismos que deveriam garantir a produção de oxigênio mesmo em caso de pane elétrica.

O primeiro sistema de "backup" é uma bateria de cilindros de oxigênio. Se esse sistema falhar, o próprio tanque de oxigênio do hospital entra em ação, com capacidade para manter cerca de 20 pacientes por até 24 horas, até que a usina seja reparada.

No entanto, segundo os responsáveis pela unidade, a comunicação entre estes sistemas não funcionou e, por conta disso, faltou oxigênio na UTI para os pacientes em estado grave. O texto conta com informações do “G1”.

A Fundação do ABC, organização contratada pelo governo estadual para administrar a unidade, abriu sindicância para apurar exatamente qual foi a falha técnica e de quem é a responsabilidade.

As vítimas são uma senhora de 81 anos, uma mulher de 41 anos e um homem também de 41 anos. Todos eles estavam internados com Covid na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

ACUMULOU

Fique ligado! +Milionária pode pagar R$ 161 milhões nesta quarta

Concurso do último sábado (23) ninguém levou o prêmio máximo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter