últimas notícias
Os municípios da região do ABC Paulista, na Grande São Paulo,  iniciaram a imunização contra o novo coronavírus em 19 de janeiro
Os municípios da região do ABC Paulista, na Grande São Paulo, iniciaram a imunização contra o novo coronavírus em 19 de janeiro
Foto: Divulgação

ABC ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o coronavírus

Até esta terça-feira (1), 1.003.029 doses já foram aplicadas na região; do total, 671.790 correspondem a vacinas usadas em primeira dose, enquanto 331.239 foram destinadas à segunda dose

Mais de 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19 já foram aplicadas no ABC Paulista, segundo dados divulgados pelas prefeituras. A região é formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Até esta terça-feira (1), 1.003.029 doses já foram aplicadas na região. Desse total, 671.790 correspondem a vacinas usadas em primeira dose, enquanto 331.239 foram destinadas à segunda dose de imunização. O governo do estado aponta que 8.333 pessoas morreram vítimas de Covid-19 no ABC. O texto conta com informações do "Diário Regional". 

Os municípios da região iniciaram a imunização contra o novo coronavírus em 19 de janeiro, data em que a região recebeu as primeiras doses da Coronavac, vacina desenvolvida conjuntamente pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac. Ainda em janeiro, no dia 26, as sete cidades começaram a receber doses da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico Astrazeneca.

O cronograma de vacinação foi definido pelos prefeitos da região, que se reuniram em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, conforme os grupos prioritários da Saúde e demais indicados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A vacinação em cada um dos municípios é realizada conforme o número de doses recebido individualmente pelas prefeituras, que realizam a imunização de acordo com suas particularidades e também fazem o controle em relação à aplicação da segunda dose.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou o trabalho conjunto dos sete municípios para superar 1 milhão de doses aplicadas. “É um dia histórico para a nossa região, fruto do trabalho do Consórcio ABC, da eficiência, da organização e do planejamento de cada um dos sete municípios para salvar vidas. A vacina é a nossa grande arma para superar a pandemia de forma definitiva. Tenho certeza de que vamos vencer”, afirmou Paulo Serra.

APLICAÇÕES POR CIDADE

A cidade que mais aplicou doses na região foi São Bernardo do Campo. Ao todo foram 299.166 doses do imunizante. Os dados de primeira dose e segunda dose podem ser acessados no site (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro).

Na sequência aparece Santo André com 265.132 doses aplicadas, seguida por Mauá (122.634 doses), Diadema (112.797 doses), São Caetano do Sul (93.344 doses), Ribeirão Pires (40.740 doses) e Rio Grande da Serra (10.469 doses).

Comentários

Tops da Gazeta