últimas notícias
No mês passado, os serviços da operação foram realizados no Parque Pinheiros, em Taboão
No mês passado, os serviços da operação foram realizados no Parque Pinheiros, em Taboão
Foto: Ricardo Vaz/PMTS

Operação Verão mira mosquitos e escorpiões

BAIRROS. Prefeitura de Taboão realiza operação desde janeiro e já atendeu mais de seis bairros; ação recolhe móveis velhos

Os bairros de Taboão da Serra continuam passando por um mutirão de limpeza contra escorpiões e o mosquito Aedes aegypti. Desde o início de janeiro, a prefeitura realiza a "Operação Verão" na cidade, com o objetivo de recolher móveis velhos e outros objetos de terrenos abandonados. Mais de seis bairros já foram atendidos e nesse sábado, dia 9, os trabalhos serão realizados no Parque Marabá e Jardim das Oliveiras.

A operação é realizada de forma conjunta pelas Secretarias de Saúde, Manutenção e Defesa Civil com o Cata-Bagulho. Os bairros CSU, Parque Pinheiros, Jardins Beatriz, Saint Moritz, Salete, Parque Jacarandá e Ponte Alta já foram atendidos e mais de duas mil toneladas de objetos em desuso foram retirados pelo Cata- Bagulho.

"O combate ao mosquito da dengue e a proliferação de escorpiões começa com a prevenção dentro de casa, não deixando acumular água em recipientes e evitando o acúmulo de lixo e entulho que é o local onde os escorpiões e roedores costumam se alojar", comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Já o secretário de Manutenção, Daniel Bogalho, lembrou que o trabalho da pasta é manter a cidade limpa e organizada com as manutenções diárias. "O trabalho da Operação Verão começa na semana que antecede a ação da prefeitura no bairro. No dia só passamos com o Cata Bagulho pelas ruas. Mas, os moradores precisam ajudar nessa prevenção seguindo as orientações da Secretaria de Saúde e não deixando que sua rua vire deposito de entulho e lixo", disse Bogalho.

O coordenador da Defesa Civil, Mario da Silva Gomes, ressaltou que os moradores precisam deixar os móveis na calçada. "Os funcionários da Defesa Civil não estão autorizados e entrarem na residência ou nos comércios para retirada dos objetos. Precisa deixar na calçada a partir das 8h e desta forma o caminhão passa e faz a coleta".

Mais informações sobre a operação e os serviços podem ser acessadas no site da administração
(ts.sp.gov.br).

Disque Cata-Bagulho.

O morador que precisa jogar fora móveis velhos e eletrodomésticos quebrados não precisa esperar a Operação Verão chegar ao bairro.

De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, o morador pode agendar o atendimento pelo Disque Cata-Bagulho. O telefone é (11) 4788-4100 e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Matheus Herbert)

Tops da Gazeta