últimas notícias
Linha 033 - Embu das Artes (Engenho Velho)agora fará final no Terminal São Paulo - Morumbi
Linha 033 - Embu das Artes (Engenho Velho)agora fará final no Terminal São Paulo - Morumbi
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Mudanças de itinerário causam reclamações

ÔNIBUS. Mais quatro linhas intermunicipais que atendem Embu das Artes e Taboão da Serra sofreram alteração no ponto final

A partir deste sábado, quatro linhas intermunicipais que atendem Embu das Artes e Taboão da Serra vão começar a fazer final no Terminal São Paulo-Morumbi e os passageiros não estão satisfeitos com a alteração. Antes, os coletivos realizavam a última parada no Terminal Butantã. A EMTU alega que a mudança faz parte de uma reorganização das linhas.

As linhas que agora vão percorrer um trajeto menor são: 033 - Embu das Artes (Engenho Velho), 128 - Embu das Artes (Jardim do Colégio) via Jardim Santa Emília, 124 - Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo) via Estrada do Campo Limpo e 511 - Embu das Artes (Jardim Santo Antônio).

"Para quem vai para USP ou aqui na região do Butantã mesmo essa mudança foi péssima. Vamos ter que descer nessa nova estação ou vir de metrô ou um outro ônibus. Gastaremos mais tempo e dinheiro também", disse o autônomo José Roberto dos Santos de 36 anos.

Para chegar ao terminal Butantã, os passageiros agora terão que utilizar o Metrô ou outra linha de ônibus. Os ônibus metropolitanos não fazem integração. Dessa forma, o passageiro terá que pagar duas tarifas se optar em ir de ônibus até o Terminal Butantã. Somente quem tem o cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) vai pagar o valor de integração se optar em ir de metrô até o Butantã.

"Achei totalmente desnecessária essa mudança. O que precisam melhorar mesmo é a qualidade dos ônibus e também aumentar a frota", disse a dona de casa Ivete Lopes de 37 anos e que utiliza diariamente a linha 124.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) alega que a medida visa contribuir para a melhoria das condições de tráfego na região do Terminal Butantã. Em duas linhas, por causa do trajeto menor, haverá a redução da tarifa. Na linha 124, a passagem passa para R$ 4,85 e na 128, para R$ 5,30.

Mais informações sobre as mudanças das linhas e os horários dos coletivos podem ser acessadas no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br).

Outras linhas.

Em dezembro de 2018, a EMTU já havia feito a mesma alteração em oito linhas metropolitanas que circulam pelo eixo da Rodovia Raposo Tavares até o Terminal Butantã e que passaram a ter ponto final no Terminal São Paulo-Morumbi do Metrô. Na época, a EMTU justificou a mudança dizendo que "a medida visa contribuir para a melhoria das condições de tráfego na região do Terminal Butantã e permitir aos passageiros o acesso mais rápido à rede metroferroviária a partir da recém-inaugurada estação São Paulo-Morumbi da linha 4 - Amarela".

(Matheus Herbert)

 

Tops da Gazeta