últimas notícias
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um dos equipamentos de saúde que será administrado pela AMG
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um dos equipamentos de saúde que será administrado pela AMG
Foto: Divulgação PMETEA

Associação AMG assume Saúde em Embu das Artes

GESTÃO. Principais equipamentos de Embu, como o Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro Infantil serão administrados pela associação

A Associação Metropolitana de Gestão (AMG) será a nova responsável pelos principais equipamentos de saúde da cidade de Embu das Artes. A prefeitura assinou na última quinta-feira o contrato que autoriza a associação começar administrar o Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro Infantil, a Maternidade, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Leito.

De acordo com a administração, o objetivo é que em um período de 30 dias seja feito todo o serviço de transição, entre a antiga empresa (Instituto Edusa) para a AMG. Ainda de acordo com a administração, a troca é uma das medidas que faz parte do Programa de Aceleração de Investimentos na Saúde (Pais).

O Pais foi lançado no dia 8 de março. Na ocasião, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos confirmou a substituição da empresa e disse que a antiga "não correspondeu às expectativas e, com o objetivo de melhorar o serviço, foi dado início aos procedimentos jurídicos necessários, o que culminou na troca", disse o chefe do executivo.

Substituições.

Em janeiro deste ano, o prefeito de Embu das Artes anunciou em coletiva de imprensa cinco novos secretários para a cidade, incluindo um para a pasta de Saúde. No encontro, o prefeito também disse que a licitação para contratar uma nova empresa estava em andamento.

"A saúde é preciso ter muita atenção na gestão. Nenhum município do Brasil tem recurso para cuidar da saúde como deveria. O secretário anterior, o Tarifa, eu gosto muito, é uma pessoa fora de série, mas chega um determinado momento que você acaba perdendo a mão", disse Ney Santos. O ex-prefeito de Pirapora de Bom Jesus, Raul Bueno, ocupou a secretaria de saúde no lugar do dentista José Alberto Tarifa.

Ainda na época, Santos disse que o Instituto Edusa trabalhava em parceria com a prefeitura de Embu das Artes desde 2017. "Estamos tirando a empresa, temos várias notificações, o contrato dela nem venceu mas estamos tirando porque o atendimento deixou a desejar", afirmou Ney. De acordo com o prefeito, os funcionários que tiveram um bom desempenho poderão ser aproveitados pela nova empresa.

Sobre a empresa.

Atuante desde 2004, a AMG é uma organização social especializada na área de gestão em saúde, atuando através de parcerias com poder público e instituições
privadas.

Formada por uma equipe médica, administrativa e operacional, a AMG trabalha a Política Nacional de Humanização, Qualidade e Gestão por Resultados em todos os níveis de complexidade, como Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Unidades Especializadas e Hospitais.
(Matheus Herbert)

Tops da Gazeta