últimas notícias

Grupo faz ato contra fechamento de gráfica

Na manhã de ontem, funcionários da gráfica RR Donnelley realizam um novo protesto e voltaram a interditar a pista local da Rodovia Anhanguera, na altura do km 18, em Osasco. O protesto ocorreu na frente de uma das sedes da gráfica que iria imprimir a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e anunciou falência na última segunda-feira. Os funcionários alegam que foram surpreendidos pelo anúncio.

A empresa disse que decidiu encerrar sua operação no Brasil por causa das "atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil".

"Em relação aos funcionários, a RR Donnelley está organizando com os respectivos sindicatos, um procedimento para que os profissionais possam recuperar seus pertences", diz a gráfica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça que avalia "alternativas seguras" para a impressão das provas do Enem 2019. De acordo com o instituto, o cronograma do exame está mantido, e as provas ocorrerão normalmente nos dias 3 e 10 de novembro.

O prazo para os pedidos de isenção na taxa de inscrição foi aberto na segunda-feira . As inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. O cronograma geral, o trabalho da gráfica começa no mesmo período das inscrições. Mas o processo de elaborar uma nova licitação até a contratação de uma nova empresa leva no mínimo seis meses - incluindo audiências públicas. (GSP)

Tops da Gazeta