últimas notícias
Escola em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC
Escola em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC
Foto: Junior Camargo/PMSCS

Prefeitura aplica prova em formato digital em São Caetano

A Prova São Caetano consiste em testes de português, matemática, e ciências; avaliações foram aplicadas para alunos da rede pública

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Caetano do Sul, realizou de forma digital a Prova São Caetano, avaliação de desempenho aplicada aos alunos da rede municipal de ensino. Na última semana, os alunos dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental realizaram as avaliações. Em junho, a prova será aplicada aos estudantes do sétimo e nono ano.

No ano passado, ao adotar o uso de tablets para a realização da Prova São Caetano, o município tornou-se o primeiro do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. "O uso da tecnologia nos permite economizar cerca de 150 mil folhas impressas", diz o secretário de Educação, Fabrício Coutinho de Faria.

Além de recursos financeiros, a prova digital também economiza tempo. Após uma parceria com a empresa Google, os alunos utilizam a plataforma Google Educacional e podem ver o resultado da prova minutos após a conclusão: os resultados são enviados para a conta educacional do aluno. Para os educadores, a ferramenta também oferece maior rapidez na correção.

Prova São Caetano.

Criada em 2013, a Prova São Caetano consiste em testes de proficiência de português, matemática e ciências, aplicados aos alunos dos 3ºs, 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental. Os resultados dos testes são avaliados pelos educadores do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), servindo de base para o monitoramento da qualidade do ensino da rede pública. (GSP)

Tops da Gazeta