últimas notícias
Confecção dos tradicionais tapetes ornamentais contará com a participação de cerca de 2 mil fiéis
Confecção dos tradicionais tapetes ornamentais contará com a participação de cerca de 2 mil fiéis
Foto: EDUARDO TOLEDO/PORTAL O TABOANENSE

2 mil fiéis vão ajudar em tapete de Corpus Christi

Este ano, missa em Taboão será celebrada antes da procissão pelos tapetes, às 15h, no Santuário Santa Terezinha

Na próxima quinta-feira (20), o Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra, realizará a celebração de Corpus Christi. A confecção dos tradicionais tapetes ornamentais contará com a participação de cerca de 2 mil fiéis que voluntariamente, desde a madrugada, trabalharão na montagem e na decoração do evento. Este ano, diferente dos anteriores, a programação sofreu uma alteração e a missa será celebrada antes da procissão pelos tapetes, às 15h, no Santuário Santa Terezinha.

Todos os anos, a igreja católica escolhe um tema, como comenta um dos organizadores da festa, o advogado Alexandre Depieri. "Por orientação do Monsenhor Aguinaldo, em 2019, o tema irá contemplar o Velho e o Novo Testamento".

Ao todo serão 121 quadros (5×2) com temas litúrgicos em serragem colorida e também é utilizado TNT, espalhados em um espaço de mais de um quilômetro, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha e seguem pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, rua do Carmo e Maria Tereza Luizetto.

A visitação será das 12h às 15h. Em seguida começa a celebração da missa, depois a procissão pelos tapetes e encerramento no Santuário com a benção do
Monsenhor.

HISTÓRIA.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quintafeira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi.

Trata-se de uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no País desde a chegada dos portugueses. (Portal O Taboanense)

Tops da Gazeta