últimas notícias
Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi inaugurada na manhã de ontem
Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi inaugurada na manhã de ontem
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Taboão inaugura espaço para crianças em situação vulnerável

ACOLHIMENTO. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atenderá crianças e jovens de 6 a 15 anos

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou na manhã de ontem um novo espaço para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na cidade. O serviço que é prestado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, atende mais de 400 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, o serviço já é prestado em todas as unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, porém agora ganha um novo espaço, com mais atividades e maior. Os atendidos no SCFV realizam no contraturno escolar diversas atividades culturais e esportivas, como: dança, aulas de música, teatro, pintura e futebol. O objetivo é promover os vínculos familiares e sociais e a participação

comunitária.

"Se passearmos pela região e até mesmo em São Paulo vamos perceber que os serviços sociais estão sendo fechados. Não existe investimento, já que muitas vezes esse tipo de serviço é invisível. Porém, aqui em Taboão seguimos uma linha diferente, uma linha onde se investe cada vez mais nos programas sociais", disse a secretária de Assistência Social e Cidadania Arlete Silva, durante a inauguração do novo espaço, que fica na rua dos Jasmins, 120, no Parque Assunção.

"Temos agora um espaço incrível para os atendidos realizem as atividades. Mas do que qualquer discurso e palavra, é só observarmos a expressão de alegria dessas crianças e jovens atendidas pela Secretaria de Assistência Social", disse o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

O SCFV funcionará ao lado de outros serviços da secretaria social. No mesmo terreno, funciona o CRAS Monte Alegre, um abrigo para crianças e adolescente e em breve também terá uma creche para 180 crianças. A inauguração está prevista para o próximo dia 6 de setembro. "Continuaremos com o SCFV nos outros CRAS, porém agora também temos esse espaço. O principal objetivo é de socioeducação. Além dos atendidos, qualquer pessoa pode participar, só é preciso procurar o Cras mais próximo de sua residência", disse Erika Mascarenha, que será a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Parque Assunção.

ATENDIMENTO.

O Cras oferece serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como atendimento social, psicossocial, jurídico e cadastro no CadÚnico, Bolsa Família, entre outros procedimentos. Taboão conta com seis unidades do Cras. (Matheus Herbert)

 

Tops da Gazeta