Entre em nosso grupo
2
Pesquisa da Urban Systems em parceria com a revista Exame aponta a cidade como a melhor do País para investimentos
12/10/2019 às 01:00
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira vez que São Caetano alcança o topo do levantamento, realizado desde 2014 | /Letícia teixeira/PMSCS
Estudo da consultoria Urban Systems aponta São Caetano do Sul como a melhor cidade do País para se investir em negócios. O levantamento, que analisa o potencial de desenvolvimento de cidades com mais de 100 mil habitantes, é realizado anualmente em parceria com a Revista Exame, que publicou o ranking na última quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira vez que São Caetano alcança o topo do levantamento, realizado desde 2014 (em 2018 ficou na segunda colocação). O melhor IDH do País, a desburocratização para a abertura de empresas, o estreitamento com as universidades locais, a localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira são alguns dos principais fatores que contribuem para o ambiente favorável à instalação de empresas.
O prefeito José Auricchio Júnior atribui o resultado ao incentivo à diversificação da atividade econômica. "Nunca vamos abrir mão de nossa vocação industrial, mas temos estimulado o crescimento de outros segmentos empresariais", afirma.
Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais na atual conjuntura econômica da cidade. Juntos, representam 95% dos mais de 110 mil empregos do município, o que faz São Caetano ter mais postos formais de trabalho do que população economicamente ativa, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados).
Continua depois da publicidade
A Revista Exame ressalta que, de 2014 (ano do primeiro levantamento) para cá, o País passou da euforia à recessão. E que, neste sentido, as melhores cidades para fazer negócios são aquelas que consistentemente investiram em políticas públicas e souberam explorar suas vantagens.
O ranking analisou 27 indicadores, com peso diferenciado conforme a importância e a atualidade. Atrás de São Caetano ficaram Vitória e São Paulo, segunda e terceira colocadas, respectivamente.
(GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade