últimas notícias
Em Taboão, após agendar a biometria, o morador deve ir a Central do Eleitor, no Parque Santos Dumont
Em Taboão, após agendar a biometria, o morador deve ir a Central do Eleitor, no Parque Santos Dumont
Foto: THIAGO NEME/GAZETA DE S. PAULO

Prazo para biometria acaba em 9 dias em Taboão e Itapecerica

Em Taboão da Serra, 67,69% do eleitorado realizou o processo; em Itapecerica, apenas 62,44%

Termina em nove dias o prazo para o cadastramento biométrico em Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, ambos municípios da região sudoeste da Grande São Paulo. Segundo o balanço de ontem (10), feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 67,69% do eleitorado taboanense já realizou o cadastramento. Já em Itapecerica o número é ainda menor, apenas 62,44% cumpriu com a obrigação eleitoral. O prazo termina no próximo dia 19 de dezembro.

Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Taboão conta com 215.055 eleitores. Desse total, 145.569 realizaram a biometria até a manhã de ontem. Ainda faltam mais de 69 mil eleitores.

A Justiça Eleitoral paulista realizará neste sábado e domingo, dia 14 e 15, mais um plantão em Taboão da Serra. O cidadão deve agendar dia e horário no site www.tre-sp.jus.br e depois comparecer ao Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na avenida Armando de Andrade, nº 1315, no Parque Santos Dumont.

O plantão é uma oportunidade para aqueles que não conseguem fazer o cadastro durante os dias da semana.

Para o cadastramento, o eleitor deve levar um documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso o tenha. O procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais e assinatura digitalizada, é simples e rápido, levando em média 15 minutos.

Já em Itapecerica da Serra, o TSE apontou que dos 118.391 eleitores, apenas 73.920 realizaram o procedimento. Ainda faltam mais de 40 mil eleitores.

Na cidade, os moradores podem procurar o atendimento nos Cartórios Eleitorais do município, que atendem das 12h às 18h. O Posto do Distrito do Jardim Jacira também realiza o processo. Os atendimentos precisam ser agendados no www.tre-sp.jus.br. Até a tarde de ontem, não foi divulgado se o município teria plantão biométrico neste fim de semana.

RESTRIÇÕES

Quem não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e sofrerá restrições na vida civil, alerta o Tribunal Regional Eleitoral. O eleitorado de Taboão da Serra e Itapecerica já serão identificados pela biometria nas eleições municipais de 2020, tornando o processo eleitoral ainda mais seguro.

Tops da Gazeta